“Senhor, tu sabes que te amo”

El Greco, São Pedro [detalhe], entre 1605 e 1610, Domínio Público, Wikimedia Commons

1. a) “Simão, filho de Jonas, amas-me tu mais que a estes? respondeu-lhe: “Sim, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros”. Pedro é nomeado chefe por Jesus, que escolheu para isso quem muito o amava. Desconfiando do testemunho da própria consciência, São Pedro recorre à onisciência de seu divino Mestre, dizendo humilde e modestamente: “Tu sabes que te amo”.

b) Pedro respondeu: “tu sabes que te amo”, desconfiado de si próprio desde que negou a Jesus. Nem diz que o ama mais do que os outros, por proibir-lho sua humildade. Imita o apóstolo nestas belas virtudes.

2. a) Três vezes foi perguntado por Jesus, quem três vezes o tinha negado. De certo já negaste a Jesus mais vezes do que São Pedro o fez. Fizeste outras tantas vezes atos de desagravo, de contrição e de propósito? Ou vale Jesus tão pouco a teus olhos que não tens por nada te-Lo ofendido?

b) Feliz o apóstolo que a seu Deus onisciente podia dizer: “tu sabes que te amo”. O que deverias responder a id~entica pergunta de teu Jesus? Oxalá não falem tuas ações e omissões, todo o teu proceder outra linguagem do que tua boca, e talvez o contrário daquilo que São Pedro pôde dizer!

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 12 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados