℣. Deus, vinde em meu auxílio.
℟. Senhor, apressai-Vos em me socorrer.
Pai Nosso … 3 Ave Marias … Glória …
Estrofe: Na morte de Jesus, fazei que, em vossas dores, meu coração vos acompanhe, ó Mãe dos pecadores.
PRIMEIRA DOR: A APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO E A PROFECIA DE SIMEÃO
Ao apresentar o Menino Jesus no Templo, Maria encontrou Simeão, que proferiu a seguinte profecia: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.” (Lc 2,34,35).
Ó Mãe das Dores, sofro convosco a dor da primeira espada que vos transpassou, quando Simeão profetizou no Templo todos os ultrajes que os homens infligiriam ao vosso amado Jesus, e que vós já conhecíeis pelas Sagradas Escrituras. Ultrajes que iriam matá-lO diante dos vossos olhos, pendurado em um madeiro infame, exaurido de seu sangue, abandonado por todos os homens, sem que vós pudésseis defendê-lO nem socorrê-lO. Eu vos rogo, então, minha Rainha, por esse conhecimento amargo que durante tantos anos afligiu vosso coração, que me alcanceis a graça de conservar impressas em meu coração, durante a minha vida e na hora de minha morte, a Paixão de Jesus e vossas dores.
1 Pai Nosso … 7 Ave Marias … 1 Glória …
Estrofe: Na morte de Jesus, fazei que, em vossas dores, meu coração vos acompanhe, ó Mãe dos pecadores.
℣. Rogai por nós, Virgem Dolorosíssima.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, em cuja Paixão uma espada de dor transpassou, conforme a profecia de Simeão, a alma dulcíssima de Maria, Virgem e Mãe, concedei-nos, a nós que celebramos e veneramos as suas dores, que alcancemos o feliz efeito de Vossa paixão. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.
Fonte: Devotionarium Catholicum – Compêndio de Orações e Exercícios de Piedade, 4ª Edição, IBP
Última atualização do artigo em 11 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico