Confissão

O Santo Sacramento da Confissão encerra essencialmente três coisas: a contrição, a acusação e a satisfação; quer dizer, que para reconciliar-se verdadeiramente com Deus, é preciso arrepender-se de havê-lo ofendido, confessar em que se O ofendeu, e satisfazer-Lhe pelas ofensas feitas. Eis as três partes que compõem a penitência. Cada uma destas três partes deve infundir ou supôr na alma uma disposição diferente, e o coração não é verdadeiramente penitente, se não as tiver todas; porque a contrição é falsa, se não faz nascer uma resolução sólida de emendar-se; a confissão não é boa, se não parte do ódio do pecado; e a satisfação é inutil, se não é feita em união com os sofrimentos de Jesus Cristo; e tudo isto deve ser ainda precedido pelo exame de conciência, que é como preparação geral para as três partes do sacramento.

Quem receber dignamente o sacramento da penitência, recebe verdadeiramente o perdão dos pecados. Este sacramento restitui ou aumenta a graça santificante, extingue as penas eternas, transmite à alma as indescritíveis consolações do Espírito Santo e infunde no coração do penitente· uma paz profunda. Quem, porém, receber indignamente este grande sacramento, não recebe o perdão dos seus pecados, mas comete um novo e gravíssimo pecado. Se vos confessardes, confessai-vos como na hora da morte desejaríeis que vos tivésseis confessado. É possivel, que esta confissão seja a última vossa. Não proteleis a confissão, se vossa conciência vos acusar de pecado grave. Deus prometeu-vos o perdão, não porém o dia de amanhã.

Oração preparatória

Meus pecados constantemente estão diante do meu espírito, e a paz foge da minha alma, lembrando-me da minha culpa, que me oprime com seu peso. Levantar-me-ei, irei a meu Pai e dir-lhe-ei: “Pai! contra ti e contra o céu pequei; já não sou digno de ser chamado teu filho”. A vós, ó meu Deus, me dirijo com Davi penitente e com o filho pró­digo. Impelido pela vossa graça, resolvi-me a receber o sacramento da penitência, para que, purificado das minhas culpas, torne a ser vosso filho e digno da herança da vida eterna. Quero examinar a minha consciência; quero me arrepender de meus pecados e deles me corrigir; quero manifestar os meus pecados ao sacerdote, vosso representante, e prestar a satisfação, que vossa divina justiça de mim exigir. Para levar a efeito tudo isso, são deficientes as minhas forças. Ajudai-me com o vosso auxílio, ó meu Deus! Ó meu divino Salvador, Jesus Cristo! Eis-me aqui prostrado diante da vossa imagem. Pela vossa Paixão e Morte, tende piedade de mim. Espírito Santo, dispensador de todas as graças, tocai o meu coração com um raio de vossa luz, amor e dor, para que possa conhecer bem os pecados que contra vós cometi, ter deles verdadeiro arrependimento, e confessá-los corno devo para obter o perdão. Santa Maria, refúgio dos pecadores, que desejam converter-se, assisti-me. Santo Anjo da Guarda, dai-me vosso auxílio; Santos e Santas do paraíso, rogai por mim, para que me seja dado colher dignos frutos de penitência. Amen.

Exame de conciência

Será dificil, senão impossível, apresentar um questionário, que contenha todos os pecados e faltas possíveis a se cometer. Seguem três questionários, que se ocupam dos pecados mais comuns. Como as conciências sejam diferentes entre si, e sendo impossivel dar a cada uma um questionário apropriado ao seu estado, o penitente mesmo escolha o que mais lhe convier. O primeiro questionário servirá àqueles que se confessam semanalmente. Está claro, que estes não precisam recorrer ao segundo, que é destinado a pessoas, que se aproximam da confissão uma ou outra vez por ano. O terceiro questionário destina-se às confissões gerais ou a pessoas que tiveram a infelicidade de, cometer muitos e graves pecados.

Primeiro Questionário

(Para o uso das pessoas, que se confessam semanalmente, e que desejam servir a Deus do modo mais perfeito).

1. Pecados contra Deus

Se quis penetrar os mistérios da fé com demasiada curiosidade.

Se se demorou voluntariamente em algumas dúvidas contra a fé.

Se zombou das coisas santas, ou gracejou com elas.

Se se serviu das palavras da Sagrada Escritura para brincadeira.

Se falou sem respeito de Deus, dos Santos ou com leviandade ou escárnio dos ministros do Senhor, das cerimônias da Igreja, ou de outras coisas semelhantes.

Se se deixou levar pelo desânimo nas aflições, securas ou dificuldades; se alimentou pensamentos de tristeza; se, por desconfiança do socorro divino, abandonou o cuidado de adiantamento espiritual.

Se tem contado unicamente com as próprias forças para o cumprimento de seus deveres, negligenciando implorar o auxílio de Deus.

Se teve pouco cuidado em evitar ou multiplicar os pecados veniais, por presunção na misericórdia divina.

Se não tem amado a Deus de todo o coração e acima de todas as coisas, fazendo pouco caso das faltas pequenas, ou conservando uma afeição desrregrada por alguma criatura.

Se tem descuidado de fazer de tempos em tempos atos de fé, esperança e caridade.

Se tem sido negligente em preparar-se para a santa comunhão, e se se tem apresentado a ela com um espirito indevoto e pouco recolhido.

Se tem omitido ou abreviado a ação degraças depois da comunhão, e se a fez com tibieza e distrações.

Se não se esforçou por passar os dias de comunhão com mais recolhimento e fervor.

Se tem ido se confessar sem nenhum sentimento de contrição e de firme propósito, tranquilizando-se porque não tinha senão faltas leves para acusar.

Se escondeu em confissão algum pecado ou alguma circunstância que era necessário descobrir, ou se procurou por desculpas falsas diminuir a gravidade de sua culpa.

Se deixou de cumprir em todo ou em parte a penitência imposta pelo confessor, e qual foi a causa.

Se, estando na Missa, tem tido voluntariamente distrações, especificando se foram numerosas, prolongadas, e se era em domingo ou dia de festa.

Se tem omitido, sem razão legitima, orações de obrigação, e se, desempenhando este dever, tem tido distrações voluntárias.

Se, na igreja, ou em outros lugares santos, tem cometido irreverências com risadas, palavras inúteis, olhares para um lado e outro, posição pouco conveniente.

Se se descuidou em dirigir a intenção, em suas principais ações, à glória de Deus e se as tem feito sem reflexão, sem nenhum motivo sobrenatural.

Se se tem esforçado de não reconhecer os desígnios de Deus sobre si, com receio de ser obrigado a segui-los.

Se tem feito o bem pelo respeito humano, ou se, pelo contrário, pelo respeito humano deixou de cumprir o seu dever.

Se tem criticado os sermões dos pregadores, e se os tem julgado por seu próprio espírito, aderindo-se mais aos ornamentos da verdade que à própria verdade.

2. Pecados contra o próximo

Se tem sido negligente em repelir os pensamentos de suspeita ou juizo temerário.

Se se tem demorado voluntariamente em coisas importantes ou leves.

Se deu parte a outros de suas suspeitas ou juizos temerários.

Se tem tido aversão ou ódio por outrem, e se não fez esforços para dissipar este sentimento mau ou para amar as pessoas que naturalmente desagradam.

Se tem julgado facil e temerariamente os outros que têm aversão por si, e acreditado que tal era a razão do seu proceder para consigo.

Se se tem entretido voluntarianiente ou por negligência em sentimentos de rancor contra aqueles que o ofenderam.

Se teve desejos de vingança contra alguém, e se formou a resolução de pô-los em execução.

Se teve sentimentos de inveja para com o próximo, de ciúmes porque ele era mais amado ou mais estimado.

Se se regozijou de alguma desgraça que aconteceu ao próximo, ou se teve pesar do bem que lhe sobreveio, ou dos louvores que lhe foram dados.

Se, em vez de se edificar com as virtudes do próximo, as tem rebaixado em sua estima e em suas palavras, e se desejou que os outros o estimassem tão pouco quanto os estima a eles.

Se tem desejado interiormente algum mal ao próximo.

Se recusou dar-lhe algum prazer, fazer-lhe algum bem que pudesse, sobretudo se isto era de seu dever, e qual o motivo.

Se tem recusado pedir perdão a alguém depois de o ter ofendido, ou reconciliar-se com ele, quando pedia perdão.

Se, sabendo que o próximo tem algum ressentimento, não procurou dissipá-lo, fazendo para isso a possível diligência.

Se tem deixado de rezar por aqueles, que por título natural e divino têm direito às suas orações.

Se tem falado mal do próximo e por que motivo: por leviandade, inveja, ou ressentimento, etc. Especificar a qualidade das pessoas; gente do mundo ou pessoas consagradas a Deus, superiores, inferiores, iguais; se se trata de coisas secretas ou conhecidas.

Se tem caluniado o próximo ou exagerado as suas faltas, em coisas importantes ou leves.

Se tem ouvido a murmuração com complacência, se deu lugar a ela por interrogações ou de outra forma, se a favoreceu por sorrisos, palavras ou outros sinais de aprovação.

Se tem censurado injustamente ou sem necessidade a conduta do seu próximo, se se tem queixado dos pequenos desgostos que recebeu dele, sobretudo se foi em público.

Se lhe tem dado repreensões amargas ou injustas, se lhe tem dito palavras ásperas ou picantes, ou sequer injuriosas.

Se só ou diante de outros tem-lhe dado sinais de desprezo, se tem zombado dele em sua ausência, e se o fez mesmo em sua presença.

Se fez algum mexerico, perturbando assim a boa harmonia entre os outros, e por que motivo?

Se deu escândalo e como?

Se, por maus exemplos, conselhos ou críticas, desviou alguém da prática da virtude.

Se aconselhou a alguém que se vingasse ou fizesse algum outro mal.

Se por adulação aprovou o mal que se sabia bem em conciência ser tal.

Se enganou o próximo, assegurando-lhe que uma coisa, na realidade proibida, era boa e lícita.

3. Pecados contra si mesmo

Se tem mentido ou exagerado em suas palavras e por que motivo? por divertimento? para prestar um serviço? para prejudicar?

Se teve pensamentos de orgulho, estimando-se mais que aos outros, e se por suas palavras e maneiras tem se dado alguns sinais desta boa opinião de si mesmo.

Se tem ouvido os louvores com, prazer, se pelo contrário se tem revoltado interiormente contra as humilhações e repreensões as mais merecidas.

Se se tem demorado, voluntariamente, em pensamentos de vaidade, pensando, com complacência, em suas qualidades pessoais, verdadeiras ou supostas, em seus sucessos e, geralmente, em tudo o que pode lisonjear o amor próprio.

Se falou com vaidade de si ou dos seus merecimentos.

Se se tem demorado voluntariamente em pensamentos impuros: se leu, propositalmente e com malícia, alguma coisa impura; se, com complacência, deu atenção a conversas livres; se cometeu faltas contra a modéstia.

Se tem sido miuto aferrado ao seu próprio juizo, se sustentou sua opinião com altivez ou contrariou com pertinácia os sentimentos do próximo.

Se teve vergonha de aparecer em público em companhia de seus pais ou de pessoas de condição baixa.

Se não reprimiu imediatamente os impetos de cólera ou impaciência.

Se se tem mostrado tão pouco mortificado, queixando-se continuamente da sua sorte, tendo um cuidado exagerado de sua saude.

Se cometeu atos de gula, bebendo ou comendo por pura sensualidade, excesso, ou fora das refeições, sem necessidade.

Se comeu por sensualidade coisas contrárias à saúde ou, em tempo de jejum, coisas proibidas pelas leis da Igreja.

Se por preguiça não se levantou à hora marcada.

Se por comodidade deixou de cumprir deveres do seu estado.

Guia para uma boa confissão

Segundo Questionário

(Para confissões de mês)

Primeiro Mandamento

Se tem omitido frequentemente suas orações quotidianas por negligência?

Se se tem voluntariamente distraído em suas orações?

Se consentiu deliberadamente em dúvidas contra a fé?

Se tem propositalmente deixado de ouvir a palavra de Deus?

Se tem guardado ou lido livros ou escritos hostís à religião?

Se tem falado contra a religião ou deixado de defendê-la quando era seu dever?

Se tem criticado pessoas ou práticas eclesiásticas, ou consentido que outros o fizessem em sua presença?

Se tem deixado se levar pelo desânimo?

Se tem murmurado contra as disposições da divina Providência?

Se tem seguido práticas supersticiosas por convicção ou por leviandade?

Se tem assistido a reuniões de espiritismo ou pedido e usado remédios aconselhados pelos espiritistas? Quantas vezes?

Segundo Mandamento

Se tem pronunciado o nome de Deus ou dos santos por ira? Por leviandade?

Se tem o costume de proferir nomes santos sem justa razão? Se tem jurado falso? sem necessidade?

Se tem proferido maldições ou imprecações contra alguém, abusando ao mesmo tempo dos nomes de Deus ou dos santos?

Se tem travado conversas injuriosas a Deus, aos Santos e às coisas sagradas (blasfêmias?) Quantas vezes?

Terceiro Mandamento

Se tem faltado à Missa nos domingos e festas de guarda e por que motivo?

Se por sua culpa chegou tarde à Missa ou se se retirou antes dela ter acabado?

Se assistiu à Missa sem atenção?

Se se comportou mal na igreja?

Se tem trabalhado nos domingos e dias santos, sem para isso ter necessidade?

Se obrigou a outros a trabalhar? Durante quanto tempo? Quantas vezes?

Quarto Mandamento

Se faltou ao respeito a seus pais ou superiores?

Chegou a maltratá-los por palavras ou ações?

Se lhes desejou mal?

Se falou mal deles?

Se de propósito lhes causou tristeza, ou se deliberadamente os ofendeu?

Se lhes faltou à obediência em matéria grave?

Se cometeu faltas de caridade contra seus irmãos, ou outros parentes?

Quinto Mandamento

Se tem injuriado o próximo?

Se se tem irado contra alguém?

Se ofendeu propositalmente ao próximo?

Se procurou ter rixas com os outros?

Se guarda ódio a alguém? Quanto tempo?

Se entretém sentimentos de rancor e malquerença contra alguém?

Se desejou mal a alguém?

Chegou a fazer mal ao próximo, prejudicando sua saúde?

Desejou a morte a alguém?

Se desejou a morte a si mesmo?

Se prejudicou propositalmente a sua própria saúde, p. ex., por desânimo, desejo de morrer, por capricho ou para subtrair-se às suas obrigações?

Se deixou faltar aos seus doentes (se houve) o trato necessário?

Se maltratou animais por gosto, por ira ou para se distrair?

Se deu escândalo ao próximo? Ou se foi causa dele pecar? Quantas vezes?

Se cometeu excessos na comida e bebida? Quantas vezes?

Se tem o vício de se embriagar?

Sexto e Nono Mandamento

Se tem demorado voluntariamente em pensamentos e imaginações impuras?

Se tem desejado, de modo culpável, ver ou fazer coisas desonestas?

Se tem mantido conversas obscenas? Se tem assistido a elas por gosto?

Se cantou cantigas ou modinhas más? Se tem ensinado as mesmas a outros?

Se tem lido maus livros ou escritos impuros?

Se tem olhado coisas desonestas com má intenção? por curiosidade?

Se tem tomado parte em divertimentos perigosos à pureza, danças, sessões cinemátográficas?

Se tem praticado ações impuras? Só ou com outros?

Se tem permitido que outros fizessem tais coisas consigo?

Se tem circunstâncias especiais a acusar com relação a estes pecados?

Na dúvida, se alguma coisa é contra a bela virtude, peça ao confessor que lhe dê as informações necessárias.

Sétimo e Décimo Mandamento

Se tem tirado alguma coisa a outrem? Era objeto de valor?

Se tem tirado coisas de pouco valor por diversas vezes?

Se tem retido. injustamente objetos; achados?

Se tem causado dano ao próximo por engano, fraude, ou mau conselho? um dano notavel?

Tem feito mal o trabalho no qual estava obrigado?

Se tem danificado por malícia a propriedade alheia? por negligência culpavel? os prejuizos foram consideráveis?

Se tem o desejo de furtar? de danificar os bens de outrem?

Tem tido inveja?

Tem saldado as suas contas e dívidas?

Pagou aos seus empregados o ordenado justo?

Retém bens que possui injustamente?

Oitavo Mandamento

Se tem mentido?

Causou dano a alguém com suas mentiras?

Tem divulgado sem necessidade as faltas e defeitos secretos do próximo?

Tem exagerado seus pecados verdadeiros?

Tem-lhe atribuido faltas supostas?

Tem resultado daí um prejuízo notável para a reputação, para a fortuna do próximo?

Se tem permitido que outros falassem mal do próximo?

Tem escutado com gosto tais conversas?

Se tem semeado discórdia entre amigos por mexericos?

Tem feito suspeitas injustas ou juizos temerários?

Tem violado segredos oficiais? segredos naturais? segredos que lhe foram confiados?

Resultaram da sua indiscrição prejuízos para o próximo, quer na sua fortuna, quer na sua reputação?

Os Sete Pecados Capitais

Sendo fonte de muitos pecados, facilmente podem ser intercalados entre os pecados contra os dez mandamentos. O orgulho é contrário ao Iº, a avareza ao VIIº, a inveja, a gula e a cólera são contrárias ao Vº, a preguiça ao Iº, IIIº, IVº e Vº mandamentos.

Tem sido orgulhoso e vaidoso?

Se tem se demorado deliberadamente em pensamentos de orgulho, e de complacência em si mesmo?

Se tem sido teimoso e arrogante?

Se tem sido duro e sem caridade com os pobres?

Se tem tido inveja?

Tem se alegrado com a infelicidade de outrem?

O Jejum Eclesiástico

Se tem jejuado, quando lhe foi possível, nos dias de jejum propriamente dito?

Se tem observado a lei da abstinência nos dias prescritos pela Igreja?

Deveres de estado

Como tem faltado a seus deveres de estado, na qualidade de esposo, pai ou mãe, superior ou súbdito?

Que faltas cometeu no exercício de sua profissão?

Giuseppe Molteni, Confissão, 1838, Gallerie di Piazza Scala, Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported – Wikimedia Commons

Terceiro Questionário

(Para confissões gerais)

Primeiro Mandamento

Não tem faltado habitualmente aos sermões?

Não tem consentido voluntariamente em dúvidas contra a fé? Não tem provocado as mesmas em outros?

Não tem sem razão plausivel, ou sem licença da autoridade eclesiástica, lido, conservado, ou propagado livros e escritos (jornais e revistas) contra a religião? livros metodistas ou espiritistas?

Não tem falado contra a religião?

Não tem criticado as pessoas ou costumes eclesiásticos?

Não tem tomado parte em semelhantes conversas, quando outros as travaram?

Tem tido vergonha da religião?

Tem mostrado respeito humano?

Tem agido contra a consciência?

Tem frequentado sem necessidade o culto de outras religiões?

Tem frequentado colégios de metodistas, batistas, ou mandado os filhos a tais colégios?

Esperança

Tem duvidado cientemente da misericórdia divina (consentido voluntariamente em pensamentos de desespero?). Tem manifestado estes pensamentos ou dúvidas?

Tem cometido pecados em vista da facilidacle da confissão, ou presumindo a misericórdia divina?

Caridade

Tem alimentado deliberadamente em seu coração o ódio ou desprezo por Deus e as coisas divinas?

Tem murmurado contra Deus? contra as disposições da divina Providência?

Oração

Tem omitido suas orações quotidianas por um tempo considerável?

Superstição

Tem-se entregue a práticas supersticiosas (cartomâncias, sortilégio, etc.?) foi por convicção ou leviandade?

Tem assistido a sessões espiríticas?

Sacrilégio

Tem recebido sacrilegamente um sacramento?

Tem abusado das coisas sagradas? de propósito? faltado, gravemente, ao respeito a pessoas consagradas a Deus?

Segundo Mandamento

Tem pronunciado o nome de Deus ou dos Santos na ira? por costume?

Tem empregado as palavras da Sagrada Escritura em pilhérias inconvenientes?

Tem ridicularizado passagens da Escritura?

Tem pensado ou falado com desprezo de Deus, dos santos, das coisas sagradas (blasfêmias?)

Tem proferido maldições contra Deus, os Santos, as coisas sagradas (blasfêmias?).

Tem lançado imprecações ou maldições contra alguém, abusando para este fim dos nomes de Deus ou dos Santos (imprecação, blasfêmia?).

Juramento

Tem jurado falso?

Tem jurado, duvidando da verdade do que afirmava? Foi em juizo?

Tem aconselhado a outros que o fizessem?

Tem com isso causado dano ao próximo?

Tem sido infiel a alguma promessa jurada, que pudesse ter cumprido?

Voto

Tem violado votos, por completo ou por parte?

Tem adiado, notavelmente e sem motivo, o cumprimento deles?

Terceiro Mandamento

Assistência a Missa

Tem deixado de ouvir Missa, sem motivo legítimo, nos domingos e dias santos de guarda?

Tem chegado tarde por sua culpa?

Tem-se retirado cedo sem motivo?

Tem, sem razão legitima, impedido a outros (empregados) de ouvir Missa?

Tem tido distrações voluntárias?

Tem faltado ao respeito externo durante o sagrado sacrifício?

Abstenção das obras servis

Tem-se ocupado, sem necessidade, de obras servis nos domingos e dias santos de guarda?

Tem permitido ou obrigado a outros a trabalharem? por quanto tempo? por que motivo?

Tem profanado os domingos e festas com divertimentos perniciosos ou excessos escandalosos?

Quarto Mandamento

Deveres dos filhos

Respeito

Tem desprezado seus pais?

Tem zombado deles?

Tem falado mal deles?

Tem tido vergonha deles?

Tem-lhes res pondido com soberba e arrogância?

Tem-nos tratado com dureza?

Amor

Tem-lhes desejado mal?

Tem-lhes causado grandes aflições e desgostos?

Tem deixado de os socorrer nas suas necessidades?

Tem-lhes exprobrado seus defeitos?

Tem recusado suportá-los?

Obediência

Tem negado obediência a seus pais em coisas importantes?

Tem resmungado contra suas ordens, disposições, ou contra os castigos que com justo motivo lhe deram?

(Por pais se entendem aqui estes mesmos e todos os que fazem suas vezes, tais como os pais adotivos, tutores, etc.)

Obrigações recíprocas entre Irmãos e Irmãs

Tem vivido durante muito tempo em desacordo ou inimizade com seus irmãos e irmãs?

Tem-nos injuriado? batido? maltratado? gravemente?

Tem-lhes desejado mal?

Tem-lhes dado mau exemplo? Tem deixado de impedir suas faltas segundo suas forças e comunicando-as aos seus pais?

Quinto Mandamento

Carldade para com o próximo

Deveres quanto ao corpo

Tem prejudicado a saude do próximo? por maus tratos? causando-lhe grandes aflições por injustiças?

Tem injuriado, insultado ao próximo?

Tem proferido maldições ou imprecações contra ele?

Tem tido disputas e rixas com ele?

Tem sido violento, irascível contra outrem?

Tem nutrido ódio ou inimizade em seu coração? há quanto tempo?

Tem matado alguem? desejado a morte? aconselhado a outros que matassem? ajudado em planos de morte?

Tem tido inveja?

Tem-se alegrado com a desgraça alheia?

Tem desejado mal ao próximo?

Deveres quanto à alma

Tem aprovado ou louvado o mau procedimento dos outros?

Tem levado o próximo a fazer mal? a que pecado?

Tem cooperado no pecado de outrem?

Tem emprestado maus livros, levado ao mau cinema, mostrado ou exposto imagens obscenas?

Tem vendido maus livros ou imagens imorais?

Tem sido ocasião de pecado mortal para outros por más conversas, cantigas ruins, modas indecentes, gestos obscenos ou maus exemplos? (Escândalo?)

Tem impedido o pecado dos outros quando o devia e podia?

A Caridade para consigo mesmo

Tem-se embebedado? notavelmente?

Tem prejudicado a sua saúde por uma intemperança prolongada ou de alguma outra maneira?

Tem desejado a morte a si próprio? ou feito tentativas de suicídio?

Sexto e Nono Mandamento

Pensamento e desejos

Tem se volun­tariamente demorado em pensamentos e iamginações impuras?

Tem tido desejos culpáveis de ver, ouvir ou fazer coisas desonestas?

Tem se deleitado na lembrança dos pecados impuros co­metidos na sua vida passada?

Conversas

Tem travado más conversas?

Tem ouvido más conversas, ou as tem ocasionado? com pessoas do mesmo ou do outro sexo? na presença de crianças?

Tem cantado cantigas desonestas?

Leituras

Tem lido livros ou escritos imorais? Tem dado esses llvros para outros os lerem?

Tem escrito ou desenbado coisas obscenas?

Tem mostrado ou vendido escritos, quadros ou objetos obscenos?

Tem-se informado em livros sobre matérias lúbricas com má intenção?

Visitas

Tem olhado com malícia para coisas indescentes? em seu corpo? ou no corpo de outros? em imagens, estátuas?

Tem olhado para coisas desonestas com curiosidade?

Tem passado imagens ou quadros obscenos a outros?

Tem faltado com a modéstia, vestindo-se ou despindo-se em presença de outros?

Tem dado escândalo pelo uso de roupas indescentes?

Ações

Tem pecado por tocamentos impuros? por ações impuras? só ou com outros?

Tem sofrido tais coisas sem lhes opor uma resistência enérgica?

Foi com pessoa do mesmo ou de sexo diferente? Eram elas pessoas desimpedidas, casadas, parentes?

Não tem de declarar circunstâncias agravantes ou circunstâncias especiais a respeito destas faltas?

Tem levado outras pessoas a praticar o mal? ou desejado fazê-lo?

Ocasiões perigosas

Tem assistido a representações teatrais imorais?

A seções cinematográficas livres ou imorais?

Tem convidado ou levado outras pessoas a tais representações?

Tem frequentado más companhias, podendo evitá-las?

Tem procurado outras ocasiões perigosas, sem desculpa legitima?

Mantém relações culposas? Desde quanto tempo?

Sétimo e Décimo Mandamento

Furto e fraude

Tem tirado alguma coisa a seus pais, patrões ou estranhos? Foi objeto de valor?

Tem tirado coisas pequenas por muitas vezes?

Tem cientemente aceitado, comprado ou vendido objetos injustamente adquiridos?

Tem retido injustaménte uma coisa achada?

Tem enganado ao próximo? em coisas importantes?

Tem pago suas dívidas, ao tempo marcado, podendo pagá-las?

Tem-se aproveitado da necessidade do próximo para se enriquecer?

Tem usado peso e medidas falsas para enganar o ·próximo?

Tem tirado, guardado (e vendido) injustamente bens da Igreja?

Danificação Injusta

Tem feito mal o trabalho ao qual está obrigado?

Tem danificado notavelmente a proprie­dade alheia por maJícia ou por negligência culpável? propriedade da Igreja?

Tem dado conselho ou ordem para furtar, defraudar ou danificar bens do próximo? bens de­ igreja? Tem cooperado em tais injustiças? e como?

Tem deixado de restituir o bem adquirido injustamente, ou de reparar as suas injustiças, podendo fazê-lo?

Desejo de cometer injustiças

Tem tido desejo de furtar, defraudar ou danificar a propriedade alheia? por inveja, vingança ou por que motivo?

Oitavo Mandamento

Indiscrições

Tem violado segredos de importância? segredos naturais? segredos confiados?

Tem aberto e lido cartas de outrem, sem para isso ter autorização?

Causou com isso dano notável, discórdia ou graves desgostos?

Mentira

Tem mentido? Causou isso graves prejuízos ao próximo?

Tem-se culpado de duplicidade? ou de hipocrisia?

Detração

Tem tornado conhecidas, sem necessidade, as faltas e defeitos desconhecidos do próximo? Tem-lhe com isso causado dano material ou na boa reputação?

Tem-lhe falsamente atribuída certas faltas ou defeitos? Eram essas faltas ou defeitos desonrosos? Tem exagerado suas faltas ou defeitos reais?

Tem prejudicado a reputação dos superiores ou de uma família inteira?

Tem prejudicado a reputação dos sacerdotes ou pessoas consagradas a Deus?

Tem escutado com satisfação maledicências ou calúnias?

Tem provocado dissenções ou inimizades por mexericos? Tem injuriado, insultado o próximo? Superiores? Sacerdotes?

Tem feito suspeitas graves de alguém sem motivo plausível? Tem manifestado essas suspeitas? Tem feito juizos temerários?

Tem feito esforços para reparar, o melhor possivel, o prejuízo ao próximo na sua fortuna ou na sua boa reputação?

Mandamentos da Igreja

Tem comido carne nos dias em que a Igreja o proíbe? Tem servido carne à sua familia ou a hóspedes? Deu ordem para que tal o fizesse?

Tem-se dispensado sem motivo justo, de todo ou em parte, da lei do jejum?

Tem deixado de receber a comunhão pascoal?

Deixou de contribuir com suas esmolas para as obras pias recomendadas pelo Santo Padre e pelo Bispo? Nega suas esmolas aos necessitados?

Perguntas Importantes Sobre os Deveres de Estado

Para os Pais

Tendes tido bastante cuidado do bem-estar corporal de vossos filhos·? desde o princípio de sua existência?

Tendes-os educado para a virtude? Ensinastes-os a rezar? Tende-os mandado à missa aos domingos e dias santos?

Tendes deixado os filhos por muito tempo sem batismo?

Tendes permitido que eles fossem educados fora da religião católica?

Tendes falado ou permitido que se falasse mal e sem respeito, na presença de vossos filhos, de professores, superiores, sacerdotes?

Tendes-lhes dado mau exemplo, por exemplo, deixando de cumprir as vossas obrigações religiosas, ou abusando dos santos nomes, falando imprudentemente em coisas lúbricas, ou entregando-vos à ira, ou a outros vícios?

Tendes deixado de castigá-los quando era vosso dever? Tendes castigado injusta e imoderadamente?

Tendes afastado de vossos filhos os perigos de sedução? Tendes-lhes permitido más ou divodosas companhias? Tendes velado sobre eles (e sobre os cristãos!) tanto dentro como fora de casa?

Mãe de família, não tendes faltado à modéstia, vestindo os vossos filhos?

Pais, tendes vós mesmo sido os sedutores de vossos filhos?

Tendes-lhes desejado mal? Tendes-lhes nutrido ódio? tendes-os tratado com parcialidade? Tendes sido violentos ou irasíveis para com eles? Tendes-os maltratado com palavras e ações?

Obrigastes-os a abraçar um estado para o qual não tinham nenhuma vocação, nenhuma aptidão? Tendes impedido, sem motivo, ou por capricho, de seguirem sua vocação?

Para esposos

Tendes provocado descontentamento e disputas na família? Tendes tido desavenças por muito tempo? Tendes ofendido a outra parte com injúrias, murmurações, irascibilidade ou maus tratos?

Tendes provocado seu ciúme pela leviandade de vossa conduta? Tendes feito juizo temerário de outra parte, ofendendo-a com ciúmes sem fundamento?

Marido, tendes causado grandes aflições e cuidados a vossa mulher por um procedimento irregular (embriaguez, jogo, divertimentos, etc?). Tendes dissipado os bens da familia ou os de vossa esposa? Não tendes faltado contra a caridade para com a vossa esposa, deixando-lhe faltar o necessá­rio para seu sustento? na doença?

Esposa, tendes obedecido ao marido em tudo o que é lícito? Não tendes prejudicado a fortuna por um luxo demasiado? Não tendes perturbado à paz com exigências desmedidas?

Não tendes pecado contra a fidelidade jurada à outra parte? por desejos relativamente a outras pessoas? por conversas ou de outra maneira? quantas vezes?

Tendes exercido pressão sobre a consciência da outra parte por uma paixão demasiada? Deixastes à outra parte a liberdade de cumprir os seus deveres religiosos? Tendes abusado do vosso estado matrimonial, para gravemente pecar?

Para patrões

Tendes ofendido vossos empregados por palavras ou de fato?

Tendes-os tratado com dureza? Sobre­carregado de trabalhos? Tendes-lhes dado alimentação suficiente?

Tendes retido de todo ou em parte o ordenado a que tinham direito?

Tendes-lhes concedido o tempo necessá­rio para o cumprimento de seus deveres religiosos? Nada fizestes para desviá-los disso?

Tendes exercido sobre eles uma vigilância prudente e conscienciosa?

Exigistes deles trabalho dominical, sem para isso haver necessidade? Não lhes destes escândalo ou mau exemplo?

Tendes tolerado, sem razão suficiente, faltas graves, por exemplo, saídas noturnas, más conversas etc.

Para Superiores

Tendes negligenciado os deveres pró­prios da autoridade de que estais revestido?

Tendes abusado de vossa autoridade para vos vingar? Tendes sido parcial, venal?

Tendes abusado de vossa autoridade, exigindo de vossos súbditos serviços que excedem a sua força?

Tendes permitido escândalos públicos, quando devíeis impedi-los? Tendes prestado auxílio ao mal de qualquer outra maneira?

Tendes dado mau exemplo, por exemplo, deixando de cumprir vossos deveres religiosos?

Para professores e professoras

Tendes-vos preparado devidamente para as vossas lições? Tendes sido pontual na observância do horário das aulas?

Tendes faltado ao dever de vigiar os alunos? Tendes-vos impacientado ou encolerizado?

Tendes desprezado ou injuriado os discípulos? Tendes-os castigado injusta ou excessivamente?

Tendes sido parcial com alguns dentre eles? Não lhes destes mau exemplo?

Tendes procurado granjear as simpatias dos alunos a custo da autoridade de outros professores?

Para súditos

Não tendes criticado as autoridades espirituais ou civis? Não tendes falado deles sem respeito?

Não tendes murmurado contra as disposições tomadas pelas mesmas autoridades? Não tendes falado delas com desprezo?

Tendes sido mal comportado, grosseiro, arrogante para com os patrões?

Tendes-vos descuidado frequentemente do vosso trabalho?

Tendes causado prejuízo aos patrões pela vossa negligência e maledicência? Não os tendes enganado ou roubado?

Não tendes revelado segredos da família? Não os tendes difamado?

Não tendes ensinado o mal às crianças da casa? Não os fizestes pecar? Que pecado lhes ensinastes?

Não tendes prestado serviços proibidos aos patrões?

Não viveis em ocasião próxima de pecado mortal?

Ato de Contrição

Ó meu Deus, profundamente humilhado e aniquilado diante de Vossa Majestade soberana, eu Vos peço humildemente perdão; detesto, de todo o meu coração, todos os pecados, que tenho cometido em toda minha vida, mas particularmente depois da minha última confissão, tanto aqueles de que me lembro, como todos os de que não tenho memória nem conhecimento; eu os detesto e deles me arrependo de todo o coração, não pelas penas, que por eles mereci, mas porque com eles ofendi a Vossa bondade divina, que só merece ser infinitamente amada e fielmente servida por todas as critaturas. Quem me déra, que o meu coração fosse capaz de uma dor bastante grande para os apagar! Em satisfação, porém, da que me falta, recebei a dor, que pelos pcados de todo o mundo e pelos meus, me particular, sofreu meu Salvador Jesus Cristo, no Jardim das Oliveiras, e sobre a árvore da cruz, e dignai-vos, igulamente, aceitar a dor e a contrição dos Vossos Santos.

Santíssima Virgem, refúgio dos epcadores, obtende à minha alma o perdão de seus pecados, a graça de uma verdadeira contrição e todas as disposições, que eu devo ter para receber os frutos do Sacramento a que vou apresentar-me.

Anjo da Guarda, imploro, mui particularmente, o vosso socorro num ato tão importante para minha salvação.

Ó São José, Santos meus padroeiros e protetores, todos os Santos e Santas, assisti-me com a vossa poderosa intercessão, e alcançai-me a graça de uam confissão bem feita, e por meio dela obter verdadeira conversão.

Apresentando-vos ao confessor, direis:

“Padre dai-me a vossa benção que pequei”.

Depois fareis o sinal da cruz e prossegureis:

“Eu pecador me confesso a Deus, Todo poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São joão Batista, aos Santos Apóstolos São pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós Padre, que pequei, muitas vezes, por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Portanto, peço e rogo à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor”.

Depois declarareis, desde quando não vos confessais, se na última confissão recebestes a absolvição, se cumpristes ou não a penitência, que vos foi imposta, e fareis a acusação dos vossos pecados. Terminada esta, acrescentareis:

“Acuso-me ainda de todos os pecados da vida passada, particularmente dos que cometi contra o …. mandamento. De todos estes pecados e dos que não me lembro, peço perdão a Deus, e a vós, Padre, penitência e absolvição.”

Depois da Confissão

Concedei-me, ó meu Deus, pelos merecimentos de meu divino Salvador e de Sua santa Mãe, a graça de ser a confissão, que acabo de fazer, do Vosso agrado, e que a Vossa divina misericórdia supra abundantemente todas as faltas que nela eu pudesse cometer.

Ofereço-Vos, em satisfação de meus pecados, as chagas adoráveis do meu Salvador, e todos os tormentos de sua dolorosa Paixão e Morte, pois que sua liberalidade me há concedido todos estes divinos merecimentos, para que eu os interponha entre Vossa justiça e os meus pecados, para assim desviar de mim a Vossa cólera. Recebei, pois, ó meu Deus, esta abundante satisfação, e bem assim a penitência, que me foi imposta pelo confessor, que eu vos ofereço em união com todas as obras satisfatórias, que o meu divino Salvador fez e operou pela minha salvação e de todos os pecadores. Permiti que eu obtenha da Vossa infinita bondade a absolvição de minhas culpas, e dignai-Vos confirmar no céu a sentença, que na terra acaba de ser pronunciada em meu favor. Se tantas vezes até hoje Vos perdi, ó meu Deus, não quero mais perder-Vos para o futuro: estou sinceramente resolvido a mudar de vida. Vós mereceis todo o meu amor ; quero amar-Vos verdadeiramente; não quero mais viver separado de Vós. já Vo-lo prometi, e o prometo agora novamente: antes quero morrer do que ofender-Vos novamente. Proponho firmemente fugir das ocasiões do pecado. Dai-me, ó meu Jesus, a graça de Vos ser fiel até à morte.

Santíssima Virgem Maria, assisti-me, pois, que sois a Mãe da perseverança, em vós ponho toda minha esperança.

Ato de Contrição do glorioso São Bernardo

Em união com aquela dor com que sobre Vós tornastes as minhas culpas, causa de mim dor e arrepedimento, e com que satisfizestes por meus pecados, o Jesus, Senhor Nosso, e em comunhão com todos os que fazem verdadeira penitência e querem verdadeiramente unir-se a Vós, confesso em Vossa presença, Senhor, todas as minhas culpas, as que por malícia cometi, as boas ações que omiti, os pecados que pratiquei ·de propósito, ou por negligência, e que Vós bem conheceis em número, peso e medida; dos quais todos com lágrimas de dor por amor de Vós me pesa, meu Deus; pesa-me dos dias que perdi em Vos ofender; dos que perdi em deixar de Vos louvar, desprezando-Vos a Vós, meu sumo Bem, e induzindo o próximo a pecar contra Vós.

Aceitai benigno, ó Senhor, o sacrifício que Vos faço dos anos, que me restam desta miseravel vida. Dos que perdi no pecado, peço-Vos, Senhor, perdão, que não desprezais um coração contrito e humilhado.

Meus dias declinam e passaram sem fruto, e não me é dado revivê-los, mas Vós, Senhor, fazei que os chore na amargura da minha alma. Senhor, o abismo da minha miséria clama pelo abismo da Vossa infinita misericórdia: não embargue a Vossa cólera os efeitos da Vossa misericórdia, e não se esgote a fonte da Vossa inesgotável comiseração, diante de nossos pecados, Vós, que de tudo e nenhuma coisa aborreceis das que haveis criado, Vós, que esqueceis os pecados dos homens por amor de sua contrição e arrependimento.

É de Vossa bondade, meu Deus; perdoar os pecados: compadecei-Vos de mim, Senhor, enquanto é tempo de perdão, e concedei-me, enquanto posso. emendar-me, que trabalhe pela minha salvação, para que não caia sobre mim, no dia supremo do nosso juizo, a sentença da eterna condenação.

Fazei, ó Deus meu, que eu abandone os hábitos pecaminosos, e pratique obras de Vosso agrado e complacência; e que o zelo, que até hoje tenho empregado em pecar, o aplique de ora em diante, ajudado de Vossa graça, em cumprimento dos Vossos preceitos afim de que, onde a culpa imperou, transborde e supere a Vossa divina graça.

Rogo-Vos, igualmente, por Vosso amor e da Santíssima Virgem, Vossa Mãe, pela intercessão de todos os Santos e Bem-aventurados, me tenhais por perdoado de todas as culpas e negligências, e tudo quanto por ignorância tenho de mau praticado; não me chameis a contas em meio de minhas iniquidades, nem façais em Vossa cólera protrair o meu pecado até ao termo final da minha vida.

Lembrai-Vos, Senhor meu Jesus Cristo, que não é de Vossa bondacle perder nenhum daqueles, que Vos foram entregues pelo Pai Onipotente, mas antes compadecer-Vos e perdoar, a nenhum condenar, mas a todos salvar; que para esse fim Vos enviou o Pai à terra, não para julgardes o mundo, mas para que houvéssemos a vida de Vós; para que fôsseis por nós e não contra nós. Senhor, o que havemos perdido por nossas culpas, Vós no-lo restituistes; o que por elas desmerecemos, Vós o merecestes; o que nos faltou a nós, Vós o preenchestes.

Aproveitai-me, Senhor, agora e na hora da morte, a inteira e superabundante satisfação que operastes com a Vossa dolorosíssima Paixão e Morte, com o Sangue que derramastes na cruz, com a renovação incruenta da Vossa Paixão, no santo sacrifício da Missa, oferecido todos os dias pela salvação dos fiéis, no qual Vós sois quem oferece, Sois a quem se oferece, e Sois o que se oferece para o fim de alcançar-me a mim, que nada mereço, a paz e a glória, que por Vossa dolorosíssima Morte e Paixão nos conquistastes.

Vossos olhos, Senhor, puderam ver a minha iniquidade, mas sois bondoso e cheio de misericórdia acima do que merecemos por nossa maldade; por isso não me haveis de contar entre os condenados à pena eterna, que Vos não quero perder, meu sumo bem e derradeiro fim; não risqueis meu nome do livro da vida, mas reservai-me o quinhão que por Vossas infinitas dores alcançastes aos fiéis, Vossos coerdeiros na mansão eterna.

Mova-Vos, Senhor, contemplando as nossas fraquezas, piedade e comiseração conosco, Vós que conheceis a nossa miséria e nos não deixastes sem razão nesta terra de exílio. Poupai-me, que sou obra do Vosso amor; Não fique para mim sem fruto Vossa dolorosa Paixão e o precioso Sangue, que por mim derramastes na cruz.

Ó Deus, que operais a santificação dos pecadores, concedei-me que, purificado das manchas do pecado, e com o espírito esclarecido Vos conheça, e, conhecendo-Vos, incessantemente de coração Vos busque, e possa, finalmente, depois de um trânsito feliz na morte, encontrar-Vos no céu, ó meu Jesus, onde com Deus Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amen.

MAGNIFICAT – Devocionário para uso comum e particular dos fiéis no convento e no século – Pe João Batista Lehmann, 1942.

Última atualização do artigo em 17 de março de 2025 por Arsenal Católico

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