† Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
Credo… Pai Nosso… Ave Maria…
Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, esclarecei-me o entendimento e fortificai-me a vontade. Ajudai-me a fazer bem esta oração.
Adoração e Agradecimento
Ó meu Deus. Creio firmemente, que estais aqui presente. Adoro-vos com respeito e amor filial, em união com a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe do meu Senhor Jesus Cristo, com meu anjo da guarda, com São José, meus santos padroeiros, e com todos os santos e espíritos celestiais.
Graças e louvores vos rendemos, pelo amor imerecido, com que hoje nos protegestes em tantos perigos do corpo e da alma.
Em particular vos agradeço a paciência e bondade paternal, com que suportastes os meus pecados e imperfeições, e me conservastes na graça santificante. Agradeço-vos a benevolência incompreensível, com que vos dignastes de aceitar os meus trabalhos para vossa maior glória e salvação das almas.
Deus, Espírito Santo, dispensador de todos os bens, descei à minha alma; Esclarecei o meu entendimento, tocai o meu coração, para que possa conhecer bem os meus pecados, deles me arrepender e corrigir.
Contrição
Meu Deus e meu Pai! Compadecei-vos de mim segundo vossa grande misericórdia! Arrependo-me, Senhor, e pesa-me de todo o coração de meus pecados pelos quais mereço de vós, justo e oniciente juiz, castigo nesta ou na outra vida. Ainda mais me arrependo, porque vos desagradei e ofendi a vós, que sois o sumo bem e infinitamente amável. Com amor de Pai me criastes e eu, filho ingrato tenho sido. Com o sangue de vosso Filho me remistes, na sagrada comunhão me alimentastes, e todo este amor foi por mim com ingratidão retribuído; com a vossa graça santificastes minha alma, e eu com pecados a profanei. Entre milhares de criaturas me escolhestes para vos servir, e eu com infidelidade vos correspondi. Desde a eternidade me amastes, e eu desde a infância vos magoo. Compadecei-vos de mim, ó meu Deus, e segundo a multidão de vossas comiserações apagai a minha iniquidade. Não me lanceis fora de vossa presença, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito. Ajudado com a vossa graça, que humildemente peço me concedais agora e sempre, formo o propósito de não vos tornar a ofender. Ó Jesus, para vós quero viver. Ó Jesus, por vós quero morrer. Ó Jesus, de vós quero ser na vida e na morte!
Oferecimento e Petições
Ó Santíssima Trindade, Ofereço-vos o descanso desta noite em união com o descanso eterno do meu Jesus no seio do Pai Celestial, e com repouso noturno, que ele tomava aqui na terra, para santificar o meu.
Uno-me com todos os afetos de amor e com os louvores, que nesta noite vos forem oferecidos, ó meu Deus. Uno-me com todas as santas Missas, que nesta noite serão celebradas em outros países.
Cada pulsação do meu coração, cada respiração minha seja um símbolo de amor e dedicação a vós, ó Deus santo, trino e uno.
Espírito Santo, Pai do amor e da santidade, abrasai os meus rins e o meu coração com o fogo do vosso amor, afim de que vos sirva com corpo casto, e vos seja agradável pela pureza de minha alma.
Santa Virgem Maria, Mãe de meu Jesus e depois dele minha única esperança, santo anjo da minha guarda, São José, meus santos padroeiros, rogai por mim, protegei-me esta noite, e em toda minha vida, particularmente na hora da morte. Amen.
Abençoai, ó meu Deus, a meus pais, parentes, benfeitores, amigos e inimigos. Enviai-lhes, Senhor, socorro do vosso santuário, e protegei-os do alto dos céus.
Oremos por nossos irmãos ausentes
Abençoai, Senhor, os seus trabalhos, protegei-os nas viagens, em toda parte, onde estiverem, em todas as vicissitudes da vida.
Por nossos enfermos
Ó Pai celestial! Vede com olhos misericordiosos a enfermidade dos vossos filhos, e em seu auxílio estendei-lhes a vossa mão poderosa.
Pelos sacerdotes da santa Igreja, e pelos candidatos ao sacerdócio
Espírito Santo, protegei aos vossos servos em todos os perigos do corpo e da alma. Esclarecei o seu espírito, para que vos conheçam como Pai do amor e da luz; afastai da sua presença o espírito das trevas e da perdição. Dai-lhes o espírito de humildade e de generosidade.
Oremos por aqueles, que ainda nas próximas 24 horas serão chamados à eternidade
Clementíssimo Jesus, que vos abrasais em amor pelas almas, suplico-vos pela agonia do vosso sacratíssimo Coração, e pelas dores de vossa Mãe imaculada, purificai em vosso precioso sangue, todos os pecadores da terra, que estão em agonia, e hoje mesmo têm de morrer. Assim seja. Coração agonizante de Jesus, tende compaixão dos moribundos.
Por todos os fiéis defuntos
Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno; e brilhe sobre eles a luz perpétua. Descansem em paz. Assim seja.
Imploremos a Sagrada Família, para obter a graça de uma boa morte
Jesus, † Maria, † José, † o meu coração vos dou e minha alma.
Jesus, † Maria, † José, † assisti-me na última agonia.
Jesus, † Maria, † José, † entre vós expire a minha alma em paz.
Amen.
O anjo do Senhor anunciou a Maria,
E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…
Eis aqui a escrava do Senhor:
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria…
E o Verbo divino se fez homem:
E habitou entre nós.
Ave Maria…
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Infundí, Senhor, em nossos corações a vossa graça, vo-lo suplicamos; afim de que, conhecendo pela embaixada do anjo, a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pelos merecimentos de sua paixão e morte cheguemos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amen.
† Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
(Do livro MAGNIFICAT – Devocionário para uso comum e particular dos fiéis no convento e no século – Pe João Batista Lehmann)
Última atualização do artigo em 28 de janeiro de 2025 por Arsenal Católico