Ao levantar-se de manhã
Primeira advertência
Minha irmã em Jesus Cristo: O primeiro que deveis fazer de manhã, logo ao vos levantardes, é, de joelhos, dar graças a nosso bom Deus, porque vos tem conservado a vida, concedendo-vos mais um dia para fazer penitência dos vossos pecados. Também dar-lhe-eis graças por ter conservado este mundo, ordenando novamente ao sol que se apresente para vos servir com sua luz, e à terra e às árvores, com seus frutos. Posto o coração no céu, dizei a seguinte súplica.
Súplica
Graças e louvores Vos dou, Criador de todas as coisas, porque criando-as com liberalidade as sustentais em seu ser e perfeição. Todas juntas Vos louvem, porque do nada as criastes, e, criadas, as conservais.
Não façais da noite dia, nem do dia noite, pois diz Santo Agostinho que deve ser grande vergonha para o cristão que, tendo saúde, o encontre o sol na cama. Não só disse Nosso Senhor Jesus Cristo a seus Apóstolos, na noite de Sua Paixão, que vigiassem; mas, ainda ensinou-os como o haviam de fazer, dizendo: “Vigiai e orai, para que vos não vença a tentação”. A oração é uma elevação da alma a Deus; é como a pomba da arca de Nóe, a qual, não encontrando onde pousar, voltou à arca, porque a oração não tem descanso senão naquela arca do nosso tesouro aberta pela lança no monte Calvário, no dia em que foram pagas nossas dívidas e foi adquirido o preço da redenção dos cativos que estavam no Limbo esperando tão inestimável Tesouro. Ó poderosa e forte oração! Por ti, Moisés venceu a Amalec; por ti, Judite decepou a cabeça de Holofernes, Daniel ficou imune entre os leões, e Jonas libertou-se do ventre da baleia. Tu podes tudo: renovas tudo, fazendo do velho pecador um varão novo e justo. Vigiai, pois, e orai, minhas irmãs; a vossa oração deve começar com a luz do dia. Ela abrirá vossos olhos, como abriu os de São Paulo. Que esta luz soberana seja o princípio das vossas obras, para que vos assemelheis a vosso Pai celeste, que, quando criou este mundo, começou criando a luz. Luz é a oração para vossa alma; ela alumia a vista do coração e do entendimento, e inflama de amor a vontade.
Segunda advertência
Como se há de ouvir a Missa
A segunda coisa a que deveis atender de manhã é desembaraçar-vos logo dos afazeres, para ir à Igreja ouvir a Missa, porque esta é a obra principal que podeis fazer no serviço do Senhor, indo a adorar Àquele que veio do céu à terra para vos visitar.
Para apreciar tão grande obra, basta saber que, quem cada dia ouve Missa, cada dia espiritualmente comunga, como diz Santo Agostinho: Comunhão espiritual é adorar com fé verdadeira o Santíssimo Sacramento.
Verdade é que não estais obrigada a ouvir Missa todos os dias, porque quis este clementíssimo Senhor deixar muitas coisas À nossa discrição e devoção. Mas os bons cristãos não hão de limitar-se a ouvir a Santa Missa nos dias festivos, mas deverão exercitar-se na lei da bondade como bons filhos.
Terceira advertência
Como se há de dispor ou ordenar a pessoa e família cristã
A terceira coisa que haveis de ter presente sobre vossa família e pessoa é que, voltando da igreja, ordeneis vossa casa, imitando a mulher forte, da qual diz Salomão, que deu aos criados obras em que se ocuparem e ela mesma, ainda que grã-senhora, não se poupava aos trabalhos domésticos.
Três coisas agradam muito a Deus neste mundo, e são dignas da estima dos homens: a concórdia entre os irmãos, o amor ao nosso próximo e a paz entre os casados. São Paulo diz que a mulher deve ser cuidadosa em servir e agradar a seu marido em tudo o que não seja ofensa de Deus. Tende cuidado que a ociosidade fuja da vossa casa. Haveis de prover à vossa família do sustento corporal, porque, como diz São Paulo, quem não cuida do seu próximo, particularmente dos de sua casa, não tem fé e é pior que o pagão. Particularmente deveis ser diligentes em consolar os doentes, exercitando assim vossa caridade. Sobre tudo olhai por suas almas, que sua vida seja cristã e honesta. Sê caritativa e esmoler com os pobres, olhando em cada um deles a Jesus Cristo que diz: O que se dá aos pobres Ele mesmo o recebe. Santo Agostinho diz que o resumo da vida cristã consiste na piedade e na esmola.
Devocionário e Mês de Santa Rita de Cássia pelo Exmo. e Revmo. D. Bernardo Martinez Noval O.S.A., Bispo de Alméria, traduzido do espanhol pelo P. Domingos de Lemos da mesma Ordem, 2ª Edição, 1952.