7 razões para a confissão frequente durante a Quaresma

Fonte da imagem: Dominus Est

1. A absolvição sacerdotal é um dom generoso que Jesus nos deu

Cristo deu-nos este Sacramento e quer que nós aproveitemos a Sua graça através dele. Ele disse aos Seus primeiros sacerdotes, os Apóstolos:

“Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados.” (Jo 20, 22)

Cristo deu-nos este sacramento de graça e perdão porque nos ama. É um dom divino de misericórdia e amor – não é meramente uma obrigação.

2. Somos pecadores

Somos  pecadores e temos que examinar os padrões de pecado nos nossos corações e ter um sacerdote que nos dê a absolvição, conselho e penitência.”Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” (1Jo 1, 8)

Muitas vezes não somos honestos com os nossos corações e é preciso um “médico de almas” objectivo para nos ajudar a diagnosticar espiritualmente. Se se magoassem na mão ou nas costas iam consultar o vosso doutor. Se feriram a alma com o pecado, não deviam ir ter com um sacerdote?

3. Confissão significa graça

A Confissão não devia ser assustadora. É pacífica. Ficamos excitados com os baptismos, casamentos e ordenações. Por que não com este remédio para a nossa maior batalha Cristã? Por que não ficar excitados com o perdão de Cristo a ser declarado pelos seus escolhidos representantes – os sacerdotes da Sua Igreja?

4. Podem ter cometido um pecado mortal

O pecado mortal existe:

“Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte.” (1Jo 5, 16)

O pecado mortal é mortal e separa as nossas almas da pura vida eterna que existe dentro da Santíssima Trindade. A contrição e a absolvição sacerdotal restabelecem os nossos corações no amor a Deus e aos outros. A absolvição infunde as nossas almas com graça. Melhora a nossa contrição.

5. A culpa é desagradável

Muitas vezes Satanás carrega-nos com a culpa. A culpa pode ser uma coisa boa se transformada em arrependimento. Claro, Satanás odeia isto e Deus e os anjos amam-no. Por isso, livrem-se da vossa culpa e oiçam uma pessoa concreta com autoridade sacerdotal dizer, “Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

6. A Confissão une-vos mais à Igreja

Quando fazem uma confissão a um sacerdote, reconhecem que pecaram não só contra Deus mas contra cada um dos outros Cristãos porque, pelo vosso pecado, enfraqueceram o testemunho universal de cada Cristão. Deram ao não-crente a desculpa de que “todos os Cristãos são hipócritas.” Quando vão à Confissão reconhecem que fizeram cada Cristão sofrer pelos vossos pecados.

“Se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é  honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Cor 12, 26)

O sacerdote, que representa Deus e a Igreja pela sua ordenação e cargo, recebe o vosso arrependimento e assim têm a certeza não só do perdão de Deus mas também do perdão implícito da Igreja inteira.

7. Receber a Eucaristia torna-se ainda mais poderoso

Quando recebem a Santíssima Eucaristia recebem o verdadeiro Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, nosso Redentor. Quando confessam os vossos pecados de uma forma sacramental, também têm uma união sacramental com Cristo mais forte na Eucaristia. Além disso, se estiverem em pecado mortal, não deviam NUNCA receber a Eucaristia porque blasfemam a Cristo e colocam-se a vós mesmos para maior julgamento e condenação eterna! A confissão cura e aprofunda a vossa devoção a Cristo no Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. 

Taylor Marshall

in senzapagare

Última atualização do artigo em 26 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados