Oração
Divino Coração de Jesus, com todo o afeto da minha alma Vos agradeço os benefícios que me tendes concedido, sobretudo de me terdes criado, remido e santificado.
Quantas vezes pequei! e Vós, Senhor meu Deus, me defendestes contra o inimigo infernal. Quando cometia iniquidades contra Vós; quando infringia os Vossos mandamentos, o dragão estava pronto para me arrastar ao abismo e Vós o proibistes; eu Vos ofendi, Vós me defendestes; eu não Vos temi, Vós me guardastes; eu me afastei de Vós e expus-me ao inimigo, Vós o amedrontastes, para que não me acometesse.
Também da morte do corpo muitas vezes me livrastes. Fostes meu Salvador, quando doenças graves me visitaram, quando estive em perigo por mar e por terra, por fogo e por armas, Vós livrastes-me de todos os perigos. Sabíeis, Senhor que, sobrevindo-me a morte, o inferno me tragava e eternamente era condenado; mas a Vossa misericórdia me guardava, arrancando-me da morte do corpo e da alma.
Estes e muitos outros benefícios me conferistes, e eu era tão cego que não Vos agradeci. Agora porém, ó luz da minha alma. Senhor Jesus! vida minha pela qual vivo, conheço-Vos e Vos dou graças, embora mesquinhas e insuficientes e não correspondentes aos Vossos benefícios, tais quais a minha fragilidade pode oferecer.
Restituístes-me à vida; Vossa portanto seja toda a minha vida e todo me ofereço a Vós. Todo o meu espírito, todo o coração, todo o corpo, toda a minha vida viva para Vós; porque todo me livrastes, afim de me possuirdes todo. Portanto, amar-Vos-ei, Senhor, minha força; amar-Vos-ei, ó minha inefável alegria, e viverei já não para mim, senão para Vós. Amen. (Seg. S. Agost.)
Reza-se o Te Deum
Orai – Manual Completo de Orações e Instruções Religiosas, Padre João Batista Rëus, 1934.
Última atualização do artigo em 16 de março de 2025 por Arsenal Católico