℣. Benigníssimo Espírito Santo, alegria dos corações, adoro-Vos humildemente como a meu supremo Deus e Senhor.
℟. Bendigo e exalto-vos como o único e verdadeiro socorro nosso, em todas as necessidades desta vida, e doador liberalíssimo de todos os bens, graças e consolações.
℣. Deus, Espírito Santo, amor dulcíssimo do Pai e do Filho, para Vos pertencer inteiramente, entrego-Vos para sempre meu coração, meu corpo e minha alma, minhas forças e potências, meus pensamentos e desejos, minhas palavras e obras, penas e alegrias, a vida e a morte.
℟. Encomendo-Vos igualmente todos os que me são caros, tudo que sou e possuo, para que soberanamente de tudo disponhais, e estabeleçais em mim o reinado do Vosso amor, no tempo e na eternidade.
℣. Pelo Sagrado Coração de Jesus peço-Vos reformeis o meu coração segundo a Vossa vontade. Espero da Vossa bondade, que, pelos merecimentos de Jesus Cristo, me comuniqueis os Vossos dons preciosos. realizai em mim todo o bem conforme às Vossas intenções, e retirai do meu coração tudo que possa transformar e contrariar os planos da Vossa sabedoria e amor.
℟. Não permitais que doravante haja em mim um só pensamento, uma só palavra ou ação sequer, que Vos desagrade, e concedei-me a graça de obedecer sempre às Vossas inspirações. Vós melhor do que eu sabeis e conheceis, o que me convém.
℣. Pesa-me de não Vos ter até hoje obedecido como devia, e por isso tanto mais firme é o meu propósito de servir-Vos dora em diante fielmente com os auxílios de Vossa graça. Suplico-Vos humildemente que laveis os meus pecados no preciosísismo Sangue de Jesus Cristo e me abraseis no fogo do Vosso amor.
℟. Dulcíssimo Espírito Santo! iluminai meu pobre espírito, para que compreenda cada vez mais a grandeza infinita da bondade de Deus e, compreendendo-a, o louve e bendiga com maior fervor, e com toda a fidelidade o ame e lhe sirva.
Magnificat, Devocionário para uso comum e particular dos fiéis no convento e no século – Pe João Batista Lehmann, 1942.
Última atualização do artigo em 17 de março de 2025 por Arsenal Católico