Cegueira espiritual

1. Quão triste é o cego! Seja jovem ou velho, tenha bens de fortuna ou não, é sempre um pobre. Mas, mais triste ainda é o cego de espírito, porque nem a si, nem a Deus conhece. Ainda, continuamente, à beira dum precipício: mais um passo, e precipitar-se-á infalivelmente no abismo. Duas ciências há que deves adquirir e sem as quais não te salvarás: conhecer-te a ti e a Deus. Aquela dar-te-á a verdadeira humildade, salutar confusão pelas repetidas ingratidões e forte estímulo de trabalhar pela salvação da alma; esta causar-te-á santo temor do Onipotente, filial amor e assídua imitação de Suas perfeições. Tens estas duas ciências ou fazes ao menos alguma coisa para adquiri-las?

2. Por que adiar para mais tarde o necessário conhecimento próprio? Por que esperar até que as trevas voluntárias sejam dissipadas pela luz brilhante da eternidade? Anos de tua vida passaram-se; inúmeras graças talvez perdeste; é incerto quanto tempo e quantas graças ainda te restam. Por que, pois, expores-te a prejuízos que jamais poderão ser reparados? Se neste momento Deus te pediste contas, poderias dá-las sem receio? Já deste alguma satisfação pelos pecados cometidos e pelas graças desperdiçadas? Se ainda não, quando, enfim, o farás? Os dias voam, e nada de um progresso espiritual?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 16 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Tags:

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados