Examinemos a nossa consciência sobre três espécies de pecados a saber: para com Deus, para com o próximo e para conosco.
1 – Pra com Deus examinemos: as omissões ou negligências em cumprir os nossos deveres de piedade, as irreverências na Igreja, as distrações voluntárias na oração, as faltas de intenção, a resistência à graça, os juramentos, as murmurações, a falta de confiança e resignação.
2 – Para com o próximo examinemos: os juízos temerários, os desprezos, o ódio, a inveja, o desejo de vingança, as contendas, os arrebatamentos de ira, as imprecações, as injúrias, a maledicência, a zombaria, as relações perigosas, o dano ou prejuízo nos bens e na reputação de outrem, o mau exemplo, o escândalo, a falta de respeito, de obediência, de caridade, de zelo, de fidelidade.
3 – Para conosco examinemos: a vaidade, os respeitos humanos, as mentiras, os pensamentos, desejos, palavras e ações contrários á pureza, a intemperança, a cólera, a impaciência, a vida inútil e sensual, e a preguiça no cumprimento dos deveres de nosso estado.
Direção para Viver Cristãmente pelo Rev. Padre Quadrupani, Barnabita, 1905.
Última atualização do artigo em 9 de março de 2025 por Arsenal Católico