Mulher orando - Martinus Rørbye, 1836, Museu Nivaagaard - Public Domain - Wikimedia Commons

1. Por que tantos estão como acorrentados a este mundo? É devido aos breves prazeres da terra. Estes mesmos deviam antes lembrar-nos daqueles eternos gozos, de que são apenas um reflexo. O que na terra é chamado prazer, é comum a justos e pecadores. Que deverá, pois, ser aquilo que Deus reservou a seus favorecidos! Aos inimigos já dá tanto, aos filhos diletos não dará infinitamente mais?

2. Quanta diferença entre o gozo de cá e o de lá! Cá, em tudo, há algo de amargo; lá, tudo é puro e completo. Aqui, todo o gozo é breve; apenas te divertes e já chegas ao fundo do cálice dos prazeres; lá, a alegria é duradoura, hoje, como ontem e assim em toda a eternidade. Aqui, quando muito, tens a gota; lá terás a fonte. Aqui, o prazer é perigoso, porque faz esquecer o Criador; lá não haverá nem sombra de perigo. De fato: mais vale um dia no átrio do céu, que mil nos gozos terrenos. Ainda preferirás a terra ao céu? Ainda te custará renunciar a afeições e satisfações perigosas, quando Deus te quer dar infinitamente mais e para sempre?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 13 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados