Annibale Carracci, Cristo e a Samaritana [detalhe], 1605, Domínio público, Wikimedia Commons

1. a) Por amor duma alma, a da Samaritana, Jesus caminhou até cansar e esperou no lugar onde ela havia de aparecer. Quantas vezes Jesus caminhou para te salvar a ti! Por que tardas em correr a Seus braços?…

b) Vindo, enfim, a Samaritana. Jesus disse-lhe: “Dá-me de beber”. Mulher feliz, porque veio na hora em que era esperada. Jesus lhe pede pouco, para lhe dar muito. O pouco que te pede a ti, recompensará também fartamente. Não negas nada a Jesus?

2. a) Disse-lhe então a Samaritana: “Tu, sendo judeu, como é que me pedes de beber, a mim, que sou mulher samaritana?” Eis com quanto insolência Jesus se deixa tratar. Mas não a condenes tão cedo! Tu, acaso, o tratas melhor? Nunca Lhe negaste saciar a sêde que tem de tua salvação?

b) Convertida, a Samaritana esquece-se da água que viera buscar e do cântaro que havia trazido, e só pensa em instruir-se com Cristo, e em comunicar a todos o tesouro que encontrara. E tu, que não recebeste menos graças que a Samaritana, cuidas também de tua salvação e da de teu próximo?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 22 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados