Novena de preparação para a festa do Divino Espírito Santo
℣. Pelo Sinal da Santa Cruz
℟. Livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
✝︎ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
Oração inicial:
Abri, Senhor, os meus lábios, para louvar o vosso santo nome; purificai o meu coração de todos os vãos, perversos e alheios pensamentos; iluminai o meu entendimento, inflamai a minha vontade, para que digna, atenta e devotamente faça este ato de piedade e mereça ser atendido e bem despachado ante o augusto trono de Vossa divina Majestade.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amen.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
℣. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.
Deus, que ilustrastes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, que pelo mesmo Espírito saibamos tudo o que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
℟. Amen.
QUINTO DIA
O ESPÍRITO DIVINO É UM ESPÍRITO DE FORTALEZA
Meditação
Os apóstolos antes fracos e tímidos, tão pouco resistentes, que a palavra de uma criada meteu medo ao chefe deles, eles que, escondidos em Jerusalém, não ousavam expor-se ao furor dos judeus, nem confessar a inocência do seu Mestre divino; depois que lhes veio o Espírito Santo, não conhecem mais esta tímida precaução, professam a sua fé em Jesus o crucificado, desprezam as ameaças e gloriam-se de ser perseguidos por causa d’Ele.
O cristão mundano é dominado pelo espírito de cobardia, de timidez e de pecaminosa condescendência. Ele tem medo de passar por um partidário de Deus, por um cristão às direitas, e em todas as ocasiões onde se trata de declarar-se por Deus, toma as suas precauções e figura à meia sombra. Quando se vê na emergência, às vezes inevitável, de desagradar a alguém para não faltar ao seu sagrado dever, julga a omissão legítima. A primeira coisa que examina nos deveres para com Jesus Cristo e a sua Igreja, é o apoio que o mundo dá ou nega à sua atitude. Toda a sua vida é uma sucessão de precauções e providências meticulosas. Se o Espírito Divino vem ao coração, o cristão não teme mais o mundo: os seus juízos são-lhe indiferentes, os seus dictérios, suas risadas, seus escárnios não lhe causam admiração nem medo; gloria-se da virtude, mesmo na presença dos que a desprezam, é um cristão que é respeitado por Deus e pelos homens ajuizados.
Rogai portanto a Deus: “Ó meu Deus, enviai o Vosso Espírito, e renovareis a face da terra!”
Orações após a meditação:
Reze a Ladainha do Espírito Santo
Reze o Santo Terço
Do Livro: Orai – Manual Completo de Orações e Instruções Religiosas, Padre João Batista Rëus, 1934.