Novena de Nossa Senhora de Lourdes

Fonte da imagem: http://sacragaleria.blogspot.com/

(Começa a 2 de Fevereiro e termina a 10 do mesmo mês).

Primeiro dia: Recolhimento

V. Deus, in adjutorium …

R. Dómine, ad adjuvándum …

V. Glória Patri …

R. Sicut erat…

Ó Virgem puríssima, que vos dignastes aparecer a Bernadete em lugar solitário para nos lembrar que no retiro é que vosso Filho se comunica às nossas almas: alcançai-nos o espírito de recolhimento necessário para vivermos uma vida de fervor e merecermos a graça da bem-aventurança eterna.

Três vezes a A. M. com a jaculatória : “Nossa Senhora de Lourdes. Rogai por nós.

℣. Deus onipotente revestiu-me de valor.

℟. E fez imaculado o meu caminho.

Oremos

Ó Deus, que pela Conceição imaculada da Virgem maria preparastes a vosso Filho digna habitação: humildemente vos suplicamos que celebrando a aparição da mesma Virgem alcancemos a saúde da alma e do corpo. Pelo mesmo Crosto, Senhor Nosso.

℟. Amen.

* * *

℣. Deus omnípotens præcínxit me virtude:

℟. Et pósuit immaculá- tam viam meam.

Orémus

Deus, qui per immaculátam Vírginis Conceptiónem dignum Fílio tuo habitáculum præparásti: súpplices a te quæsumus; ut, ejusdem Vírginis apparitiónem celebrantes, salutem mentis et córporis consequámur. Per eumdem Christum Dominum nostrum.

℟. Amen

Segundo dia: Inocência.

Ó Virgem puríssima, que vos dignastes aparecer toda resplandecente de luz, doçura e bondade, a uma inocente menina que vos contemplava em êxtase: alcançai-nos do inocentíssimo Jesus, vosso Filho, que conservemos até à morte a inocência batismal, ou a reparemos pela penitência se tivermos a desdita de perdê-la pela culpa.

Terceiro dia: Pobreza.

Ó Virgem puríssima, que escolhendo para as vossas aparições uma menina pobre, nos quisestes significar o amor à pobreza temporal, cujos efeitos partilhastes com vosso divino Filho : alcançai-nos de Jesus um verdadeiro espírito de pobreza, que nos faça dignos das recompensas a ele prometidas.

Quarto dia: Humildade.

Ó Virgem puríssima, que aparecendo à ignorada Bernadete, nos ensinastes quanto prezais a humildade: alcan- çai-nos de vosso Filho a graça de conhecermos bem o que somos, para que, desprezando-nos como merecemos, nos façamos mais semelhantes a Jesus Cristo, humilhado até a morte de cruz.

Quinto dia: Desprezo do mundo.

Ó Virgem puríssima, que proibindo a Bernadete beber no Gave e mandando-a procurar a vossa fonte nos destes, a nós também, dupla lição : alcançai-nos de Jesus desprezo eficaz do mundo e de seus falsos bens e desejo cada vez mais ardente de beber da fonte de água viva que brota para a vida eterna.

Sexto dia: Penitência.

Ó Virgem puríssima, que por três vezes inculcastes à inocente Bernadete a penitência, ensinando-nos quanto devemos amá-la e praticá-la: alcançai-nos de Jesus crucificado uma grande e íntima dor de nossa culpas e o santo ódio de nós mesmos, para que, na via estreita e em frutos dignos de penitência, mereçamos a vida eterna.

Sétimo Dia: Constância nas provas.

Ó Virgem puríssima, que provando tanto a inocente Bernadete nos mostrastes que mesmo os santos e fervorosos não são isentos de tribulação : alcançai-nos de vosso Filho que levemos com resignação e alegria as cruzes desta vida, para que semelhantes a Ele na Paixão o sejamos também na glória.

Oitavo dia: Esperança.

Ó Virgem puríssima, esperança nossa, que com um sorriso de inefável doçura enlevastes a Bernadete e lhe destes uma prelibação da bem-aventurança do Céu; volveinos do vosso trono de misericórdia um olhar de Mãe, para alcançarmos a misericórdia prometida a quem deposita em vós toda a sua confiança.

Nono dia: o Céu.

Ó Virgem puríssima, que prometendo à Bernadete fazê- la bem-aventurada na vida futura, a assegurastes da sua predestinação ; alcançai-nos de vosso divino Filho graça abundante para lhe sermos fiéis na vida, não desme-recermos o dom da perseverança final e cantarmos assim um dia as suas e vossas glórias na bem-aventurança eterna.

Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.


Última atualização do artigo em 13 de abril de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados