Ad Gloriam Dei et Salutem Animarum
Arsenal
CAtólico
O dilúvio: Todos os homens, pecaram, todos morreram. Só Noé com sua família foram salvos na arca.

O que é um pecado?

O QUE É UM PECADO?

Um pecado é uma desobediência a Deus.

Em tempos muito antigos vivia um homem bom, chamado Noé. Noé fazia o que Deus mandava. Deus quis que os homens O adorassem, e fez saber aos homens esta sua vontade. Em vez disto podemos dizer: Deus mandou aos homens adora-lO.

E Noé e sua família adoravam a Deus. Noé e sua família faziam o que Deus mandava. Obedecer a Deus é fazer o que Deus manda. Noé obedecia a Deus.

Mas os outros homens não queriam adorar a Deus, não faziam o que Deus mandava. Não querer fazer o que Deus manda é desobedecer a Deus, ou pecar. Os outros homens pecavam, isto é, desobedeciam a Deus.

Deus quis que os homens honrassem o pai e a mãe e fez saber aos homens esta sua vontade. Deus mandou aos homens honrar pai e mãe. E Noé e sua família honravam pai e mãe. Noé e sua família faziam o que Deus mandava. Noé e sua família obedeciam a Deus.

Mas os outros homens não honravam pai e mãe. Os outros homens não queriam fazer o que Deus mandava. Os outros homens pecavam, isto é, desobedeciam a Deus.

Deus quis que os homens guardassem a castidade e fez saber aos homens esta sua vontade. Deus mandou aos homens guardar a castidade. E Noé e sua família guardavam a castidade. Noé e sua família faziam o que Deus mandava. Noé e sua família obedeciam a Deus. Mas os outros homens não guardavam a castidade. os outros homens não queriam fazer o que Deus mandava, desobedeciam a Deus, pecavam.

Pecar é desobedecer a Deus, isto é, não querer fazer o que Deus manda. O pecado é uma desobediência a Deus. Todos os homens viviam no pecado; só Noé e sua família não viviam no pecado.

E Deus disse a Noé: “A terra está cheia de pecados, que os homens têm cometido. Eu farei vir uma grande enchente sobre a terra, e farei morrer todos os homens. Faze para ti uma arca de madeira, e entra na arca, tu e teus filhos e tua mulher e as mulheres de teus filhos, e um casal de todos os animais. Levarás contigo também todas as coisas de comer, que forem precisas a ti e aos animais”.

E Noé fez o que Deus tinha mandado. E a chuva caiu quarenta dias e quarenta noites, e as águas cresceram e cobriram a terra e levantaram a arca muito acima da terra. E os homens fugiram para as montanhas, mas a água cresceu acima das montanhas.

Todos os homens, pecaram, todos morreram. Só Noé com sua família foram salvos na arca.

Depois as águas baixaram; – Noé pode sair da arca, e ofereceu um sacrifício para agradecer a Deus. É uma grande tolice desobedecer a Deus, pois Deus é o mais forte e castiga o pecado. É uma grande malícia desobedecer a Deus, pois Deus é nosso Pai e tem direito à nossa obediência.

Quem fez alguma coisa, é dono daquela coisa. Se um carpinteiro faz um banco, o dono do banco é o carpinteiro. O banco é do carpinteiro. Se um pintor pinta uma bela imagem, o dono da imagem é o pintor.

Foi Deus quem fez os homens.

Portanto Deus é o dono dos homens. O dono duma coisa pode fazer dela o que quiser.

O carpinteiro pode vender o banco ou usá-lo na sua casa. E se quisesse quebrá-lo ou queimá-lo, está no seu direito. Ele é o dono. O artista pode vender os seus quadros ou dá-los a outro. E se quisesse rasgá-los ninguém o podia impedir. Ele é o dono.

Deus fez os homens. Deus é o dono dos homens. Deus pode fazer dos homens o que quiser. Deus pode mandar aos homens o que quiser. Mas Deus trata os homens com muita delicadeza. Deus não força os homens a fazer o que Ele quer. Deus impõe sua vontade aos homens pela razão e pela boa livre vontade. Deus faz saber aos homens a sua vontade, isto é, Deus dá aos homens os seus mandamentos. Os homens devem obedecer a Deus, isto é, os homens devem fazer o que Deus manda.

Tudo o que Deus mandou, pode-se reunir num mandamento: “Devemos fazer o bem e evitar o mal”. Este diz tudo o que Jesus mandou.

Tudo o que Deus mandou se pode também reunir em dois mandamentos. Primeiro: Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Segundo: Devemos amar ao nosso próximo, como a nós mesmos. Estes dois mandamentos contêm toda a lei de Deus.

Tudo o que Deus mandou se pode também reunir nos dez mandamentos de Deus e cinco mandamentos da Igreja. Devemos saber bem os dez mandamentos de Deus e os cinco mandamentos da Igreja.

Mas também estes mandamentos são só um resumo muito breve da lei de Deus. Por isso o catecismo enumera de cada um dos mandamentos alguns pecados, que são contra este mandamento. Devemos também decorar estas respostas e ouvir com atenção e compreender a explicação, para poder fazer tudo o que Deus mandou.

Um homem razoável, bom e livre sempre quer o melhor.

Ora, o melhor é sempre o que Deus quer. Por isso um homem razoável, bom e livre sempre quer o que Deus quer. Eu disse que o melhor é sempre o que Deus quer. Pois Deus é infinitamente sábio: por isso quer sempre o que é melhor fazermos.

Se queremos sempre o que Deus quer, é certo que sempre queremos o melhor, o mais nobre, o mais razoável.

Por isso queremos fazer a vontade de Deus.

Mas há em nós muitas inclinações más: o orgulho, a inveja, a raiva, o ódio, a preguiça, o medo dos homens. Estas inclinações más levam-nos com toda a força a não fazer a vontade de Deus.

Pedimos a Deus que sempre façamos a sua vontade, porque sozinhos não somos bastante fortes para sempre fazer o melhor.

Para isso precisamos de muita graça.

Há gente que diz: “Eu não me importo com a lei de Deus. Eu faço o que eu quero. Isto é liberdade!!!”.

Porém isto não é liberdade, é uma vergonhosa escravidão. Quem não faz o que Deus quer, faz o que as suas próprias más inclinações querem, faz o que o demônio quer. Tudo não é liberdade, mas escravidão das más inclinações, escravidão do demônio.

O filhinho dum imperador brincava nos jardins do palácio imperial. Um inimigo do imperador quis roubar o menino e vendê-lo como escravo. Aquele homem mau entrou para os jardins sorrindo amavelmente, mostrou ao menino um anel de ouro com uma pérola grande e bonita e disse: “Eu te darei este anel, se vieres comigo”.

O menino queria ir, mas de repente veio o imperador com muitos soldados, prendeu o homem, tomou o filho nos braços e levou-o ao palácio.

O menino chorava muito; queria ir com o homem e ganhar o lindo presente.

Porventura foi contra a liberdade deste menino que seu pai não o deixou ficar escravo? Isso não foi contra a liberdade. O rei não deixou fugir o filho, para lhe defender a liberdade.

Que quer dizer esta parábola?

Nós somos filhos dum grande imperador, nós somos filhos de Deus. O demônio é o homem que tem ódio ao imperador. O demônio tem ódio a Deus e, por isso, quer roubar-nos e fazer-nos escravos dele e das nossas más inclinações. mas Deus vem com os seus soldados, isto é, com os nossos Anjos da Guarda e não nos deixa ficar escravos das nossas paixões. Deus manda e proíbe muitas coisas para não sermos escravos das nossas más inclinações, mas sim seus filhos. Isto não é contra a liberdade, mas é contra a escravidão. Deus manda não levantar falso testemunho. mas a Joanna é muito faladeira, ouve dizer mal de um padre e, estando com suas amiguinhas, conta tudo o que ouviu. A Joanna é escrava da sua paixão de falar. Felizmente a Joanna o conta à Maria. A Maria responde que não acredita, e não conta a calúnia a ninguém. Ali pára a calúnia e não se espalha mais. A Maria não é escrava da sua língua: A Maria é livre filha de Deus.

Deus manda não mentir. Mas muitas vezes custa bastante dizer a verdade. Por isso o Antônio prega mentiras com força. O Antônio é escravo da sua má inclinação de dizer o que não é verdade.

Mas o Apolinário diz a verdade, custe o que custar. O Apolinário é livre filho de Deus: pois segue só a sua consciência.

O demônio eleva o homem para aviltá-lo.

Deus humilha o homem para elevá-lo.

Queremos Deus. A liberdade,
É Ele só quem no-la dá;
Faz-nos escravos a impiedade,
A religião nos livrará.

Explicação do Pequeno Catecismo, Pe. Jacob Huddleston Slater, Doutor em Teologia e Filosofia Escolástica, 2ª Edição, 1924.

Última atualização do artigo em 12 de setembro de 2026 por Arsenal Católico