Oferecimento dos méritos do Menino Jesus

Bartolomé Esteban Murillo, Natividade, c. 1665-1670, Museum of Fine Arts, Houston, Public Domain - Wikimedia Commons

Por havermos ofendido a Deus, merecemos ser condenados à morte eterna; a justiça divina quer com razão ser satisfeita; que devemos fazer? desesperar? Oh! não; ofereçamos a Deus este terno Menino, que é seu Filho, e digamos-lhe cheios de confiança:

Pai celeste, miserável pecador sou, digno do inferno; ai! nada tenho para Vos oferecer em expiação dos meus pecados; mas ofereço-Vos as lágrimas, as penas, o sangue, a morte do inocente Jesus, Vosso Filho, e Vos peço misericórdia pelos seus merecimentos. Se não tivesse este divino Menino para Vos oferecer, perdido estaria, não haveria mais esperança para mim; mas, Vós mo haveis dado a fim de que, oferecendo-Vos os seus merecimentos, possa esperar a minha salvação. Senhor, desmarcada tem sido a minha ingratidão, maior é, porém, a Vossa misericórdia. E que maior misericórdia podia esperar de Vós do que me dardes o Vosso divino Filho para Redentor e vítima de expiação pelos meus pecados? Pelo amor, pois, de Jesus Cristo, perdoai-me; arrependo-me de todo o meu coração de Vos ter desagradado, ó Bondade infinita! Pelo amor de Jesus Cristo, concedei-me também a santa perseverança. Ah! Deus meu, se Vos ofendesse ainda depois de me haverdes esperado com tanta paciência, e esclarecido com tantas luzes e perdoado com tanto amor, não seria necessário um inferno de propósito só para mim? Por piedade, meu Pai, não permitais me aparte mais de Vós. Repito esta oração, e quero repeti-la até o último dia de minha vida: Não permitais me separe mais de Vós. Meu Jesus, ó doce Menino, prendei-me a Vós pelos laços do Vosso amor; amo-Vos, e amar-Vos quero para todo sempre. Não permitais me separe mais de Vós. Amo-Vos também, ó minha Mãe Maria; dignai-vos igualmente amar-me, e como penhor deste amor obtende-me a graça de nunca cessar de amar o meu Deus.

As Mais Belas Orações de Santo Afonso, Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e vertidas para o vernáculo por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes, 1961.

Última atualização do artigo em 12 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados