Oração ao Menino Jesus, que nos pede o coração

Há pessoas que desejariam receber o Menino Jesus nos seus braços, como o santo velho Simeão: ora, a fé nos ensina que quando comungamos, temos não somente nos braços, mas ainda no nosso peito esse mesmo Jesus que estava na manjedoura de Belém. Senhor, que tenho que temer? não devo confiar-me inteiramente em Vós, que nascestes de propósito para me salvar? Oh! sim, ponho toda a minha confiança em Vós, meu Deus e meu Salvador. E que maior prova de misericórdia podíeis dar-me, doce Redentor meu, para obrigar-me a confiar em Vós, que dar-Vos a mim? Ó terno Menino, quanto me pesa de Vos ter ofendido. Chorar Vos fiz na lapa de Belém; mas, sabendo que viestes para me buscar, lanço-me aos Vossos pés; e ainda que Vos veja tão afligido e humilhado nessa manjedoura onde repousais sobre palha, reconheço-Vos pelo meu Rei e Soberano Senhor. Ouço que, pelos Vossos ternos vagidos, me convidais a amar-Vos, e pedis o meu coração: ei-lo, meu Jesus, aqui estou aos Vossos pés para vo-lo oferecer; mudai-o, inflamai-o, porque viestes ao mundo para acender nos corações o Vosso santo amor. Ouço que, dessa manjedoura, me ordenais amar-Vos: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração (Mt 22, 37). E eu respondo: Ah! meu Jesus, se a Vós não amo, que sois o meu Senhor e meu Deus, a quem amarei? Vós Vos declarais a minha propriedade, porque nasceis para Vos dar todo a mim; e eu, recusaria ser todo para Vós! Não, amadíssimo Senhor meu, dou-me todo a Vós e Vos amo de todo o meu coração. Sim, amo-Vos, amo-Vos, amo-Vos, ó Bem supremo, único amor da minha alma! Recebei-me hoje, Vo-lo suplico, e não consintais cesse de amar-Vos para o futuro. Ó Maria, minha Soberana, peço-vos pela alegria com que fostes inundada à primeira vez que os vossos olhos viram o vosso divino Filho no seu nascimento, e os vossos braços O apertaram sôbre o vosso maternal coração, pedi-lhe aceite a oferenda que lhe faço de mim mesmo, e me prenda a si para sempre pelo dom do seu santo amor.

As Mais Belas Orações de Santo Afonso, Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e vertidas para o vernáculo por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes, 1961.

Última atualização do artigo em 12 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados