Levantai-vos, alma fiel; Jesus vos convida esta noite a virdes beijar-lhe os pés. Os pastores que foram visitá-lo na lapa de Belém levaram-lhe presentes; é necessário que lhe ofereçais também os vossos. – Mas que oferecereis? O presente mais agradável que podeis oferecer a Jesus é um coração arrependido e amante. Eis então os sentimentos que lhe deveis exprimir:

Manchado de tantos pecados, não teria eu a audácia de aproximar-me de Vós, Senhor, se Vós mesmo não me convidáreis com tanta bondade; mas, visto que me chamais tão amorosamente, não quero recusar o favor com que me honrais: Entretanto sou extremamente pobre; não tenho outra coisa para oferecer-Vos que o meu miserável coração: eu vo-lo apresento. Na verdade, este coração Vos ofendeu outrora; mas hoje está penetrado de dor, e vo-lo ofereço arrependido. Sim, adorável Menino, arrependo-me de Vos haver contristado. Eu sou o bárbaro, o traidor, o ingrato, que Vos causou tantos sofrimentos, e Vos fez derramar tantas lágrimas no estábulo de Belém; mas as Vossas lágrimas são a minha esperança. Sou um pecador indigno de perdão, mas venho a Vós que, sendo Deus, Vos fizestes menino para me perdoar. Ó Pai eterno, se mereço o inferno, olhai para as lágrimas que derrama Vosso Filho inocente, para me alcançar misericórdia. Nada recusais às orações de Jesus Cristo; despachai-lhe as súplicas, que para conseguir-me o perdão dos pecados faz Ele nesta noite, que é noite de alegria, de salvação e perdão. Ah! amado Menino, meu Jesus, de Vós espero o perdão dos meus pecados; mas este perdão não basta: durante esta noite concedeis às almas grandes graças, desejo também eu uma, e grande, que é a de Vos amar. Abrasai-me todo no Vosso santo amor, e prendei-me a Vós; mas prendei-me de tal modo, que não me possa mais apartar de Vós. Amo-Vos, ó meu Deus feito menino por mim, mas muito, pouco é o que Vos amo; quero amar-Vos muito, e a Vós compete fazer que seja assim. Venho a beijar os Vossos pés e trazer-Vos o meu coração. Mudai-o e guardai-o para sempre. Não mo restituais mais; porque se outra vez mo derdes, receio muito que de novo Vos falte. Ó Maria, Mãe do divino Menino, e também minha Mãe, deposito nas vossas mãos o meu pobre coração, apresentai-o a Jesus. Se vós mesma lho apresentais, Ele o não recusará. Apresentai então o meu coração a Jesus, ó minha Mãe, e pedi-lhe que o aceite.

As Mais Belas Orações de Santo Afonso, Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e vertidas para o vernáculo por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes, 1961.

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados