São Pedro e São João indo ao Sepulcro

1. a) “Saíram, então, Pedro e aquele outro discípulo, e vieram ao sepulcro“. Pedro e João não queriam fazer como os demais apóstolos, que não deram crédito às mulheres. O amor e a prudência os impeliram a verificar incontinente a verdade das palavras que ouviram, indo ao sepulcro examinar tudo.

b) Corriam ambos juntos. O amor acelerou-lhes os passos. Quem ama a Deus, corre a seu serviço. És veloz e prestes para rezar, obedecer, e, em geral, para servir a Deus? Ou costumas subtrair-te a deveres religiosos por qualquer pretexto?

2. a) “Mas aquele outro discípulo correu mais apressado do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro… porém não entrou“, diz São Jerônimo: “João correu mais apressado do que Pedro, porque era levado pelas asas da pureza virginal”. Esta virtude, que leva mais ligeiro a Deus, te é indispensável.

b) Não obstante isso, São João deixou entrar no sepulcro primeiro a São Pedro, o chefe dos apóstolos. Não se julgou mais digno, apesar de ter ficado ao pé da cruz, enquanto São Pedro tinha negado a seu Mestre. Como respeitas tu teus superiores?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário