1. “Vede que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos“. Sorte dura é a que Jesus predisse a seus apóstolos, querendo que cedo se preparassem a sofrer e que nas maiores perseguições n’Ele depositassem toda a sua confiança. Predisse-o também, para tirar aos inimigos toda a esperança de chegarem jamais a seus fins perversos. A sorte dos Apóstolos, mais ou menos, é a de todos aqueles que vivem segundo a doutrina por eles pregada. Será também a tua, mas não estranhes nem receies nada; Jesus, que tudo predisse, ajudará valiosamente.
2. a) “Não é o discípulo mais que seu mestre, nem o servo mais que seu senhor“. O exemplo de Jesus em tudo deve fortificar-te. Ele, a inocência personificada, sofreu tanto! E por ti!… Se a ti perseguirem, lembra-te que és discípulo e servo de Jesus e que Ele te ama. Quanta honra sofrer com Ele! Quanta satisfação sofrer por Ele!
b) “Não temais aos que matam o corpo, e não podem matar a alma!“. Os homens, pelas perseguições que acaso promoverem contra ti, só contribuirão para tua maior glória e felicidade eternas, se bem souberes aproveitar todos os sofrimentos.
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 24 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico