Sê Modesto… Por Deus

Pintor anônimo, um jovem orando, entre 1525 a 1530, galeria Nacional, Public Domain - Wikimedia Commons

1. A modéstia cristã não consiste numa simples compostura de rosto, dos gestos, das maneiras. Isso só seria apenas uma virtude farisaica, que poderia encobrir um interior bem diferente. A verdadeira virtude tem sua origem no coração, e as aparências não devem ser senão o reflexo da piedade interior. Tal modéstia é a consequência do respeito da presença de Deus, que inspira grave decoro. Em toda parte está Deus, logo em toda parte deves respeitar quem faz tremer céu e terra, quem enche os próprios anjos de santo temor e quem, um dia, pedirá contas de tudo que houveres feito.

2. a) A modéstia é poderoso meio na salvação do próximo. Nem todos podem pregar, mas todos podem e devem edificar seu próximo. São Francisco de Assis pregava por seu modesto andar; São Luís Gonzaga, por seu celestial recolhimento.

b) A modéstia concorre para a própria salvação. Ela conserva fechada as portas, pelas quais o inimigo pudesse entrar. Preserva de muitas tentações e de graves perigos. Ela faz fechar os olhos, ouvidos e boca quando preciso ou útil. A mesma modéstia por isso enche de grande paz e tranquilidade e de grande confiança em Deus, em quem sempre pensa.

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 15 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados