1) Relíquias:
E, pegando na capa que Elias leh tinha deixado cair, feriu as águas e elas não se dividiram; e disse: onde está agora o Deus de Elias? E feriu as águas (novamente), e elas dividiram-se para uma e para outra parte, e Eliseu passou. (4 Reis 2, 14)
E unsque estavam sepultando um homem, viram os guerrilheiros, e lnaçaram o cadáver no sepulcro de Eliseu. E, logo que o cadáver tocou os ossos de Eliseu, o homem ressuscitou, e levantou-se sobre os seus pés. (4 Reis 13, 21)
De maneira que traziam os doentes para as ruas, e punham-nos em leitos e enxergões, a fim de que, ao passar Pedro, cobrisse ao menos a sua sombra alguns deles, e ficassem livres de suas enfermidades. (Atos 5, 15)
De tal modo que até sendo aplicados aos enfermos os lenços e aventais que tinham tocado no seu corpo, não só saíam deles as doenças, mas também os espíritos malígnos se retiravam. (Atos 19, 12)
E eis que uma mulher, que, havia doze anos, padecia de um fluxo de sangue, se chegou por detrás dele, e tocou a fímbria do seu vestido (Mt. 9, 20)
E rogava-lhe que os deixasse tocar sequer a orla do seu vestido. E todos os que o tocaram, focaram sãos. (Mt. 14, 36)
E Moisés levou consigo os ossos de José, por este ter conjurado os filhos de Israel, dizendo: Deus vos visitará, levaí daqui convosco os meus ossos. (Ex. 13, 19)
Também os ossos de josé, que os filhos de Israel tinham trazido do Egito, foram sepultadosem Siquém, na parte do campo, que Jacó tinha comprado aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem cordeiros, e que foi depois propriedade dos filhos de José. (Jos. 24, 22)
Nada houve que o pudesse dominar, e, ainda depois de morto, o seu corpo profetizou. Em sua vida fez prodígios e na morte operou maravilhas. (Ecli. 48, 14-15)
Ora os filhos dos profetas disseram a Eliseu: Vê que o lugar, em que moramos contigo, é estreito para nós. Vamos até o jordão, a fim de edificarmos aí um lugar para habitarmos. E ele respondeu: Ide. E um deles disse-lhe: Pois vem tu também com os teus servos. Ele respondeu: Eu irei. E foi com eles. E, tendo chegado eles ao Jordão, cortavam madeiras. Aconteceu, porém que um, ao cortar uma árvore, deixou cair na água o ferro do machado; e fritou e disse: Ai, ai, ai, meu senhor! Este mesmo otinha pedido emprestado. E o homem de Deus disse: Onde caiu? E ele mostrou o lugar. Então Eliseu cortou um pau, e lançou-o no mesmo lugar, e o ferro veio acima nadando. E disse: Tira-o. E ele estendeu a mão, e titou-o. (4 Reis 6, 1-7)
2) Imagens
E Moisés orou pelo povo, e o Senhor disse-lhe: Faze uma serpente de bronze, e põe-na por sinal; aquele que, sendo ferido, olhar para ela, viverá. Moisés fez pois, uma serpente de bronze e pô-la por sinal; e os feridos que olhavam para ela, saravam. (Num. 21, 7-9)
Farás também o propiciatório de ouro puríssimo; o seu comprimento terá dois côvados e meio, e a largura côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do oráculo. Um querubim esteja dum lado, o outro do outro. E cubram ambos os lados do propiciatório, estendendo as asas e cobrindo o oráculo, e estejam olhando um para o outro com os rostos voltados para o propiciatório, com o qual deve estar coberta a arca, na qual porás o testemunho, que eu te hei de dar. De lá te darei as minhas ordens, em cima do propiciatório, e do meio dos dois querubins, que estarão sobre a arca do testeminho, e te direi todas as coisas que por meio de ti intimarei aos filhos de Israel. (Ex. 25, 17-22)
E pôs no oráculo dois queubins feitos de pau de oliveira, de dez côvados de altura. Uma das asas dum querbim tinha cinco côvados, e a outra asa deste querubim tinha também cinco côvados; isto é, tinha dez côvados desde a extremidade duma das asas até à extremidade da outra. O aegundo querubim tinha também dez côvados, com a mesma dimensão, e o feitio de ambos os querubins tinha dez côvados de altura, e o segundo querubim da mesma sorte. E pôs os querubins no meio do templo interior, e os querubins tinham as suas asas estendidas, e uma asa tocava na parede, e a asa do segundo queubim toca na outra parede; e as asas juntavam-se no meio do templo. Cobriu também de ouro os querubins. (3 Reis 6, 23-28)
E, mandou esculpir uns querubins nas paredes. (2 Par. 3, 7)
Porém a tua ira não durou sempre, eles só por pouco tempo estiveram nesta turbação, para ela lhes servir de advertência, e tiveram logo um sinal de salvação para os fazeres lembrar dos mandamentos da tua lei. Porque aquele que se voltava para o referido sinal, não era curado, porque o via mas sim por ti, que és o Salvador de todos os homens. (Sab. 16, 6-8)
Estes são os mesmos animais que eu vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Cobar; e conheci que eram querubins. Cada um deles tinha quatro caras, e cada um quatro asas; e debaixo das suas asas aparecia uma semelhança de mão de homem. E a aparência das suas caras era a que eu tinha visto junto do rio Cobar, e o seu olhar e o ímpeto com que cada um caminhava na direção do eu rosto. (Num. 8, 4)
Acontecia que também os mesmos reis e príncipes consideravam o (santo) lugar como digno de grande veneração, e enriqueciam o templo com grandíssimos donativos; (2 Mac. 3, 2)
Então Josué rasgou os seus vestidos, e prostrou-se com o rosto por terra diante da arca do Senhor. (Jos. 7, 6)
3) Sinal da Cruz:
Mas longe de mim o gloriar-me senão da cruz de Nossos Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim, e eu crucificado para o mundo. (Gal. 6, 14)
Concelado o quirógrafo do decreto que nos era desfavorável, que era contr nós, e o aboliu inteiramente, encravando-o na cruz. (Col. 2, 14)
Porque Cristo não me enviou a batizar, mas a pregar o Evangelho, não com a sabedoria das palavras, para que não se torne inútil a cruz de Cristo. (1 Cor. 1, 17)
Porque a palavra da cruz é uma loucura para os que se perdem, mas , para os que se salvam, isto é, para nós, é a virtude de Deus. (1 Cor. 1, 18)
E quanto a mim, irmãos, se ainda prego a circuncisão (como falsamente dizem os que vos seduzem), por que sofro ainda perseguição? Logo cessou o escândalo da cruz. (Gal. 5, 11)
Porque pela (doutrina da própria) lei, estou morto para a lei, a fim de viver para Deus; estou encravado com Cristo na cruz. E vivo, já não eu, mas é Cristo que vive em mim. E a vida (sobrenatural) com que vivo agora na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim. (Gal. 2, 19-20)
Para o futuro ninguém me inquiete; porque eu trago no meu corpo os estígmas do Senhor Jesus. (Gal. 6, 17)
E eu, quando for levantado da terra, atrairei tudo a mim. (E dizia isto, para designar de que morte havia de morrer). (Jos. 12, 32-33)
4) Romarias:
E seus pais iam todos os anos a Jerusalém, no dia solene da Páscoa. E, quando chegou aos doze anos, indo eles a Jerusalém segundo o costume daquela festa, acabados os dias (que ela durava), quando voltaram, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem. E, julgando que ele fosse na comitiva, caminharam uma jornada, e (depois) procuravam-no entre os parentes e conhecidos. (Lc. 2, 41-44)
E este homem, nos dias determinados, subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor dos exércitos em Silo. E assistiam ali dois filhos de Heli, Ofni, e Finéias, sacerdotes do Senhor. (1 Reis 1, 3)
5) Votos e Promessas:
Moisés referiu aos filhos de Israel tudo o que o Senhor lhe tinha mandado.
E disse aos príncipes das tribos dos filhos de israel: Eis o que o Senhor ordenou: Se um homem fizer um voto ao Senhor ou se obrigar com juramento, não faltará á sua palavra, mas cumprirá tudo o que prometeu. Se uma mulher fizer um voto e se obrigar com juramento, estando em casa de seu pai e ainda em idade jovem, se o pai teve conhecimento do voto que ela fez e do juramento com que se obrigou, e não disse nada, ela está obrigada ao seu voto; cumprirá de fato tudo o que prometeu e jurou fazer. Porém, se o pai, logo que o soube, se opôs, tanto os votos como os juramentos dela serão nulos, e não ficará obrigada ao que prometeu, porque o pai se opôs. Se tiver marido, e fizer algum voto, e uma palavra saída uma vez da sua boca obrigar a sua alma com juramento, se o seu marido no mesmo dia em que ouvir não se opuser, ela ficará obrigada ao voto, e cumprirá tudo o que prometeu. Mas, se o marido, tendo-o ouvido, se opuser e tornar nulas as suas promessas e as palavras com que se tinha obrigado, o Senhor lhe perdoará.
A viúva e a repudiada cumprirão todos os votos que fizeram.
A mulher que está em casa do marido, se se obrigar com voto e juramento, e o marido o sabe, e não diz nada, nem se opõe à sua promessa, cumprirá tudo o que prometeu. Porém, se ele se opuser logo, não estará obrigada à promessa, porque o marido se opôs, e o Senhor lhe perdoará. Se fizer voto, e se obrigar com juramento a afligir a sua alma com jejum ou com outro gênero de abstinência, ficará ao arbítrio do marido que ela fala ou não fala tais coisas. Mas, se o marido, tendo conhecimento disso, não disser nada e diferir para outro dia o seu parecer, ela cumprirá tudo o que tiver prometido com voto, visto que o marido, logo que o soube, não disse nada. Se, porém, se opôs depois que o soube, levará ele sobre si a iniquidade dela. Estas são as leis que o Senhor intimou a Moisés (para serem observadas) entre o marido e a mulher, entre o pai e a filha que ainda está em idade de menina, ou que mora em casa de seu pai. (Num. 30, 1-17)
6) Novenas e Rezas Solenes:
Veja Atos 1, 12-14, os Apóstolos com a Santíssima Virgem Maria.
A Bíblia nas Mãos, Esquemas de provas Bíblicas sobre a Fé, os Sacramentos, os Novíssimos, os Mandamentos, e a Oração, segundo os Tratados de Teologia e o Catecismo Romano, Côn. Lourenço Cavallini, Pároco de Taquaritinga, 1962.