Ad Gloriam Dei et Salutem Animarum
Arsenal
CAtólico

A Santa Confissão: Divina Instituição do Santo Sacramento da Penitência

Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu no dia de sua gloriosa ressurreição aos seus discípulos, e estando no meio deles, disse-lhes: “A paz seja convosco!” E tendo dito isto, mostrou-lhes as suas mãos e o seu lado. Então alegraram-se os discípulos por verem o Senhor. Jesus disse pela segunda vez:

A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, assim eu vos envio a vós“.

Depois de ter proferido estas palavras, assoprou sobre eles e disse-lhes:

“Recebei o Espírito Santo! Aos que vós perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e aos que vós os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Evangelho de São João, Cap. 20).

PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA

O Senhor falou a Moisés dizendo: Se uma alma pecar e o souber depois, confessará aquilo em que pecou; e o sacerdote orará por ela e pelo seu pecado (Levit. 5).

O que encobre as suas iniquidades, não prosperará; mas o que as confessa e a elas renuncia, alcançará misericórdia (Prov. 28).

Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para no-los perdoar e para nos purificar de toda a iniquidade (Epist. de São João, 1, 9).

DOUTRINA DA SANTA IGREJA CATÓLICA

A Penitência é próprio e verdadeiro Sacramento, instituído por Cristo, Nosso Senhor, para reconciliar os fiéis com o mesmo Deus, todas as vezes que depois do batismo caírem em pecado.

No Sacramento da Penitência é necessário por direito divino, confessar todos os pecados mortais de que houver lembrança, feito o devido e diligente exame, ainda mesmo os ocultos, e as circunstâncias que mudam a espécie do pecado (Santo Concílio de Trento, Sessão XIV).

Querendo receber com boa preparação o santo Sacramento da Penitência, medita, se for possível, na véspera do dia da Confissão, ao menos sobre alguns pontos da seguinte:

LEITURA ESPIRITUAL

1. Onde quer que estejas, e para qualquer lado, que te voltes, miserável serás, se te não convertes a Deus. Em tudo pondera o fim e de que modo te apresentarás ante o rigoroso Juiz, a quem nada é oculto, que não se deixa aplacar com dádivas, nem admite desculpas, mas que julgará segundo a justiça.

Insensato e mísero pecador, que responderá a Deus que conhece os teus crimes, tu que tremes diante do vulto de um homem irado? porque não te acautelas para o dia do juízo, quando ninguém poderá ser escusado ou defendido por nenhum outro?

Agora o teu trabalho é frutuoso, as tuas lágrimas são bem acolhidas, os teus gemidos são ouvidos, a tua dor é expiatória e meritória.

2. Aqui tem grande e salutar purgatório o homem paciente que, recebendo injúrias, mais se dói da maldade que quem lhe ofender do que da própria ofensa; que de boa vontade ora pelos seus inimigos, perdoando do íntimo do coração os agravos; que não tarda em pedir a outros perdão; que mais facilmente se deixa levar à misericórdia do que à ira; que se faz violência a si mesmo, esforçando-se por submeter a carne ao espírito.

Melhor é purgar agora os pecados e extirpar os vícios, que deixá-los para serem extirpados na outra vida. Por certo nós mesmos nos enganamos pelo amor desordenado que temos à carne.

3. Que outra coisa devorará aquele fogo, senão os teus pecados! Quanto mais te poupas agora e segues os apetites da carne, tanto mais severamente serás depois atormentado, fazendo maior reserva de combustível para te queimar. No que mais tiveres pecado, nisso mais severamente serás castigado.

Ali os preguiçosos serão incitados por aguilhões ardentes, e os gulosos serão atormentados com sede e extrema fome.

Ali os impudicos e voluptuosos serão imergidos em abrasado pez e fétido enxofre, e os invejosos uivarão como cães furiosos.

4. Não haverá nenhum vício que não tenha ali seu particular tormento. Os soberbos serão acabrunhados de toda a sorte de confusão, e os avarentos reduzidos à misérrima penúria.

Uma hora de suplício ali será mais insuportável, que cem anos da mais rigorosa penitência aqui. Ali não há sossego nem consolação alguma para os condenados, enquanto aqui às vezes cessam os trabalhos, e somos aliviados por amigos.

Tem agora cuidado e dor dos teus pecado, para que no dia do juízo estejas seguro com os bem-aventurados. Porque então estarão os justos com grande confiança diante dos que os angustiaram e perseguiram. Então se levantará, para julgar, Aquele que agora se sujeita humildemente ao juízo dos homens. Então terá muita confiança o pobre e humilde; não assim o soberbo que de todos os lados estremecerá de pavor.

5. Então se verá, como fora salvo neste mundo, quem aprendera a ser menosprezado e tido por louco, por amor de Jesus Cristo. Então dará prazer toda a tribulação, sofrida com paciência, e a iniquidade será reduzida ao silêncio.

Os que foram dados à piedade, se encherão de alegria, e os irreligiosos de tristeza. A carne então mais se regozijará de ter sido mortificada, do que se fora sempre nutrida em delícias.

Então resplandecerá a roupa vil, e a vestimenta preciosa obumbrar-se-á. Então será mais exaltada a simples obediência, do que toda a astúcia do século.

6. Então se alegrará mais a pura e boa consciência do que a filosofia dos sábios. Então se estimará mais o desprezo das riquezas, do que todos os tesouros dos ricos da terra. Então te consolarás mais de haver orado com devoção, do que de haver comido com regalo. Então te aproveitarão mais as boas obras, do que as muitas e lindas palavras. Mais agradará então a vida austera e a rigorosa penitência, do que todas as delícias terrenas. Aprende agora a sofrer um pouco, para que possas livrar-te de coisas mais penosas. Experimenta primeiramente aqui, o que poderás no outro mundo. Se agora tão pouco queres padecer, como poderás suportar tormentos eternos! Se agora o menor incomodo te torna tão impaciente, que fará então o inferno? Sem dúvida, não podes ter duas venturas: deleitar-se aqui no mundo, e depois reinar com Jesus no céu.

7. Se até hoje sempre tivesses vivido em honras e deleites, que te aproveitaria, se agora mesmo tivesses de morrer?

Vaidade tudo, pois, que não for amar e servir somente a Deus.

De certo os que amam de coração a Deus, não temem a morte, nem o suplício, nem o juízo, nem o inferno, porque o perfeito amor tem segura entrada com Deus. Mas quem se deleita ainda em pecar, não admira que tema a morte e o juízo.

Todavia, se não te desvias do mal pelo amor, convém ao menos que o faças pelo temor do inferno. Porém aquele que despreza o temor de Deus, não poderá perseverar no bem, antes cairá muito depressa nos laços do demônio.

8. Que pode dar-te o mundo sem Jesus? Estar sem Jesus é terrível inferno; estar com Jesus é doce Paraíso. Estando Jesus contigo, nenhum inimigo te poderá ofender. Quem acha a Jesus, acha um grande tesouro, ou antes um bem superior a outro qualquer. Quem o perde, priva-se de muito mais do que de um mundo inteiro. Viver sem Jesus é reduzir-se à extrema pobreza; estar bem com Jesus é tornar-se sumamente rico. Preferível é, pois, ter todo o mundo por inimigo que ofender a Jesus.

9. Confessarei, pois contra mim mesmo a minha iniquidade, confessar-Vos-ei, Senhor, a minha fraqueza. Vede, Senhor, a minha fragilidade e abatimento que melhor conheceis que eu mesmo. Compadecei-Vos de mim e tirai-me desta lama, para que nela não fique atolado e submergido.

Ó fortíssimo Deus de Israel, zelador das almas fiéis, dignai-Vos de olhar para os trabalhos e dores do Vosso servo e de assisti-lo em tudo. Robustecei-me de força celestial, para que não me vença e domine esta carne miserável, ainda rebelde ao espírito, e contra a qual convém combater, enquanto vivemos neste desgraçado mundo (Imit. I., 22, 24; II. 8; III. 20).

ORAÇÕES PARA ANTES DA CONFISSÃO

A Deus Pai

Meu Deus e meu Pai, eis me aqui de joelhos na Vossa divina presença. Com todos os Santos e Anjos, eu Vos adoro e Vos dou graças por Vosso infinito amor, pois Vós me amastes desde toda a eternidade. Mas eu tenho sido ingrato pecando contra o céu e diante de Vós. Meus pecados falam contra mim, deixando-me sem paz e sem consolação. Ó Pai de misericórdia, tende piedade de mim, já que me chamastes por Vossa divina graça. Volto a Vós, meu Pai, não me desprezeis, restitui-me o Vosso amor, e o amparo precioso da Vossa divina graça. Senhor Deus, misericórdia!

A Deus Filho

Ó Jesus, meu divino Salvador, humildemente Vos adoro. Vós me remistes pelo Vosso precioso Sangue, mas eu Vos tenho ofendido. Dulcíssimo Jesus, não sejais para mim Juiz, mas Salvador! Venho confessar-me ao Vosso ministro, como ordenastes. Dai-me a graça de acusar humilde e sinceramente os meus pecados, para que ele conheça e cure em Vosso Nome as feridas de minha alma. Meu Jesus, misericórdia! Perdoai-me pelos méritos do Vosso Sagrado Sangue que derramastes por mim.

A Deus Espírito Santo

Espírito Santo, com todos os Anjos Vos adoro. Dignai-Vos de lançar em meu coração um raio da Vossa luz celeste. Vinde ajudar-me nesta hora com os auxílios da Vossa divina graça. Esclarecei o meu entendimento, para que eu bem conheça todos os meus pecados. Tocai o meu coração, afim de eu detestar as minhas culpas. Purificai os meus lábios, para que eu possa confessá-las todas e merecer o perdão delas. Vinde, Espírito Santo, santificai a minha alma, vinde e transformai o meu coração para o bem.

À Santíssima Trindade

Ó Santíssima Trindade, um só Deus em três Pessoas! Adorado, bendito e santificado seja o Vosso Nome! Tende piedade de mim, pecador, porque me criastes para Vós. Livrai-me de todos os meus pecados, e dai-me o Vosso amor.

À Maria Santíssima

Ó Maria Santíssima, augusta Mãe de Deus e minha Mãe querida, já que tão bondosa vos mostrais para com os pobres pecadores que deveras desejam converter-se, favorecei-me neste momento. Vós sois, depois de Jesus, a minha mais firme esperança. Ó Maria, refúgio dos pecadores, Mãe da divina graça, rogai por mim.

Doce Coração de Maria, sede minha salvação. Amen (300 dias de indulg.)

Aos Santos e Anjos

São José, meu santo Anjo da guarda, todos os Santos e Anjos, rogai por mim, para que eu faça uma boa confissão, e alcance a graça de emendar seriamente a minha vida. Amen.

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Perguntas Preliminares

Quando fizeste tua última confissão? Teria sido válida?

Nota bem: A confissão é inválida:

1. Quando se omite um pecado mortal por grave negligência no exame de consciência;

2. Quando não há arrependimento nem propósito sincero de emenda;

3. Quando se oculta um pecado grave conhecido por tal ou o número dos pecados mortais ou alguma circunstância necessária.

4. Quando o penitente antes da absolvição não está disposto a cumprir a penitência.

Cumpriste fielmente a penitência imposta na última confissão? Quais são os pecados que, desde a última confissão bem feita, tiveste a infelicidade de cometer por pensamentos, palavras e obras? Para mais facilmente recordá-los, lê, atentamente e sempre refletindo, o seguinte resumo dos pecados mais comuns.

CONTRA OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

1º Mandamento:

Não crer em Deus; não crer na Religião Católica revelada por Ele; duvidar de alguma verdade revelada; ler, assinar, publicar, propagar, emprestar livros, folhetos, artigos, revistas ou jornais ofensivos a Deus e a santa religião; dar ouvidos a conversas ou discursos ímpios ou heréticos; assistir a sessões de espiritistas ou ao culto dos protestantes; abandonar a única Igreja verdadeira que é a Católica, para abraçar as heresias dos protestantes ou a seita diabólica dos espiritistas ou tornar-se incrédulo; – não ter confiança em Deus; murmurar contra Ele ou contra a Providência divina; não querer conformar-se com a vontade de Deus; consultar espíritas, feiticeiros, cartomantes; desesperar; ser presunçoso, esperando a salvação sem querer deixar o pecado; – não amar a Deus; falar contra Ele; falar contra Sua Mãe e seus Santos, contra Sua Igreja e Seus ministros; não rezar nem de manhã nem de noite; rezar sem devoção, com distrações voluntárias; não querer saber de Deus nem de Sua lei.

2º Mandamento:

Jurar o Santo Nome de Deus em vão, sem justo motivo; jurar falso; dizer blasfêmias; não cumprir alguma promessa; violar algum voto.

3º Mandamento:

Deixar de ouvir Missa nos domingos e dias santos em motivo grave; vir tarde à Missa por culpa própria; postar-se mal na igreja, conversando, rindo, distraindo os outros; profanar a santa casa de Deus por olhares indiscretos e maliciosos, namoros ou imodéstia no traje (braços nus, vestido decotado ou muito curto); trabalhar ou mandar trabalhar nos domingos ou dias santos sem grave necessidade.

4º Mandamento:

Para os filhos:

Desrespeitar os pais e superiores, falando-lhes asperamente ou respondendo-lhes mal; contrariá-los por má criação; murmurar contra eles; obedecer-lhes de má vontade; recusar-lhes a obediência; desprezá-los; desampará-los ou abandoná-los na pobreza, na doença ou na velhice; desejar-lhes mal; não rezar por eles;

Para os Pais:

Deixar os filhinhos meses e até anos sem a graça do Batismo; maltratá-los, abandoná-los ou faltar-lhes com o necessário para alimento e vestuário; não lhes ensinar a doutrina cristã; matriculá-los em escolas ou colégios sem religião ou anti-católicos; não obrigá-los a ouvir missa nos domingos e dias santos, desde que tenham sete anos de idade; descuidar-se da sua primeira comunhão e da sua comunhão pascoal; deixá-los frequentar cinemas e espetáculos livres, prejudiciais à inocência; escandalizá-los com maus exemplos ou palavras contrárias à religião e à moral; deixar de corrigi-los, ou castigá-los demais, com ira; despertar-lhes e fomentar-lhes a vaidade mundana pelo luxo, exagero da moda e liberdade licenciosa.

5º Mandamento:

Odiar o próximo; desejar-lhe algum mal; rogar-lhe pragas; maltratá-lo; vingar-se; persegui-lo; não ter caridade com crianças, órfãs, viúvas, pobres, doentes; estragar ou prejudicar a própria saúde e vida por excessos ou prejudicar a própria saúde e vida por excessos de comida, bebida ou divertimentos; expor a saúde e a vida a sério perigo sem justo motivo; tentar contra a própria existência ou nisto pensar; escandalizar o próximo, tentando-o para o mal por palavras, promessas, maus exemplos, ameaças, modas indecentes; ajudar o próximo ou animá-lo a pecar, aconselhando, ensinando, aprovando o mal e não o impedindo, quando há possibilidade e por isso obrigação; maltratar animais sem necessidade.

6º e 9º Mandamentos:

Consentir em pensamentos desonestos; consentir em maus desejos; ter olhares indiscretos e maliciosos para qualquer coisa indecente ou pessoa descomposta; chamar a atenção para tais coisas ou pessoas; falar palavras indecentes; cantar modinhas imorais; dar ouvidos a tais palavras ou cantigas; ler livros, revistas ou jornais imorais; adquirir ou conservar estampas ou figuras obscenas; praticar algum ato indecente, só ou com outra pessoa; assistir a cinemas ou espetáculos indecentes; ter intimidade com pessoas levianas ou de maus costumes; apresentar-se em público com falta de pudor, com os braços inteiramente nus, com vestido muito justo, curto ou decotado e por isso indecente; faltar ao pudor na ocasião de banhos ou de mudar de roupas na presença de outras pessoas.

Nota: Acusa-te com sinceridade e confiança de tudo quanto neste ponto agrava a tua consciência, dizendo também, quanto possível, o número dos pecados. A menor falta voluntária contra a virtude da castidade e pureza do coração pode facilmente ser a fonte de uma torrente de pecados e crimes vergonhosos que arrastam a alma para a desgraça eterna. “Bem sabeis”, diz o Apóstolo São Paulo, “que nenhum impuro tem herança no reino de Deus” (Ephes. 5, 5). Diga, embora, o mundo o que quiser, verdade é que os pecados da impureza levam às portas do inferno, e às vezes muito cedo e muito depressa. Procura purificar cada vez mais a tua alma de toda a mancha, por meio de uma humilde acusação no santo sacramento da Penitência. Não sabendo, se alguma coisa é ou não pecaminosa, pergunta ao confessor que te responderá em nome de Deus. Tem para sempre um grande amor à virtude preciosa da santa pureza, lembrando-te constantemente das sublimes palavras de Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Math. 5).

7º e 10º Mandamentos

Furtar; roubar; ter vontade de roubar, aceitar ou guardar objetos furtados; não restituir ao dono um objeto achado ou emprestado; não pagar as dívidas, podendo; não pagar ao operário o salário ajustado; dar prejuízo ao próximo por própria culpa e não querer indenizá-lo; prejudicar o próximo, usando de fraude no peso, na medida, nas encomendas, nos contratos ou em algum processo; desperdiçar o dinheiro em jogos proibidos.

8º Mandamento:

Mentir; levantar falso testemunho ao próximo; difamar o próximo, falando sem necessidade de suas faltas; supor más intenções; abrir cartas alheias; revelar segredos; fazer juízos temerários; fingir doença, piedade, caridade para enganar os outros; dar ouvidos a conversas contra a vida alheia.

CONTRA OS MANDAMENTOS DA IGREJA

Passar mais de um ano sem se confessar; não fazer a comunhão pascoal; para os que tem sete anos completos: comer carne nas vigílias de natal, de Pentecostes, Assunção de Nossa Senhora, Todos os Santos, na quarta-feira de Cinzas e nas sextas-feiras da quaresma; para os que tem mais de 21 e menos de 60 anos: não guardar jejum com abstinência na quarta-feira de Cinzas e nas sextas-feiras da Quaresma; não guardar jejum (sem abstinência) nas outras quartas-feiras da Quaresma, na quinta-feira Santa e na sexta-feira de Têmporas no advento; – não querer pagar os emolumentos eclesiásticos marcados por lei.

OS PECADOS CAPITAIS

Soberba: Orgulho; desprezar os inferiores, tratá-los com desdém; querer em tudo dominar; revoltar-se contra qualquer autoridade legítima.

Avareza: Pensar somente em ganhar dinheiro e acumular fortuna, sem nada querer gastar com os pobres ou para fins de piedade e caridade; negar esmola, podendo dá-la.

Impureza: Procurar prazeres ilícitos que mancham a alma e lhe roubam a inocência.

Ira: Ficar enraivado facilmente deixar-se levar pelo ímpeto da cólera; impacientar-se facilmente.

Gula: Exceder-se na comida e bebida; embriagar-se.

Inveja: Não querer que outros estejam bem; entristecer-se com o bem-estar do próximo; empregar meios para impedir, diminuir ou destruir a felicidade do próximo.

Preguiça: Perder o tempo em ociosidades; não cumprir, por indolência, as obrigações de trabalho ou da religião.

Nota: Deves acusar-te só dos pecados que cometeste. tendo cometido algum pecado que, talvez, não se ache neste resumo, não deixes de declará-lo ao confessor.

ATO DE CONTRIÇÃO E BOM PROPÓSITO

A Deus Pai

Meu Deus e meu Pai, reconheço o triste estado de minha alma. Que grande mal tenho feito na Vossa divina presença? Pequei, Senhor pequei muitas vezes; já não tenho paz, porque os meus pecados falam sempre contra mim. Meu Pai celestial, quanto Vos fui ingrato! Já não sou digno de ser chamado Vosso filho. Vós sabeis tudo, penetrais o fundo do meu culpado coração. Sois santo, tendes ódio infinito aos pecados. Oh! quanto me tornei abominável aos Vossos olhos por minha culpa, por minha culpa, por minha tão grande culpa!

Onde estaria eu agora, se tivesse morridos em pecado? No fogo do purgatório, ou talvez nas chamas terríveis do inferno. Que grande mal, ó meu Deus, é o pecado que castigado é no fogo eterno pela Vossa divina justiça! Senhor Deus, misericórdia! Pesa-me profundamente de Vos haver ofendido. Tende piedade de mim!

Vós sois meu Pai, cheio de bondade e amor. Desde toda eternidade me amastes, destes-me a vida, a graça do santo batismo, as vestes preciosas da inocência; até agora me tendes cumulado de graças e benefícios, e quereis dar-me ainda o que há de mais santo e precioso no céu e na terra: O Corpo e o Sangue de Vosso Filho Unigênito, Jesus Cristo, na Comunhão. Ó meu Pai, quão imenso é Vosso amor para comigo! Mas eu Vos tenho ofendido gravemente. Pesa-me, pesa-me no íntimo de minha alma de Vos ter sido tão ingrato. Perdoai-me, meu Deus, pelo amor de Jesus Cristo e pelo amor de Maria, Sua Santíssima Mãe.

A Jesus Cristo

Ó meu bom Jesus, eis me aqui ao Vossos pés. Como tem sido grande a minha maldade e ingratidão! Considero com muita dor de minha alma as Vossas chagas tão profundas, vendo correr o Vosso sagrado Sangue. Ó Jesus, vejo-Vos no mais doloroso desamparo morrendo na cruz, depois de uma tormentosa agonia de três horas. Ah! foi por mim, foi por meus pecados que o próprio Filho de Deus sofreu uma morte tão cruel e dolorosa. Meu Jesus, pesa-me de Vos ter ofendido, tende piedade de mim! Jesus, meu divino Salvador! Vós me amastes com infinito amor, por mim derramastes todo o Sangue de Vosso Coração; mas eu Vos desprezei, Vos ofendi gravemente, e não só uma vez senão muitas vezes. Meu Jesus, peço-Vos humildemente perdão de todas as minhas culpas pelo Vosso precioso Sangue, pela Vossa sagrada Paixão e Morte e pelas lágrimas e dores de Vossa Mãe Maria Santíssima. De hoje em diante não quero mais pecar. Antes morrer, meu Jesus, do que ainda ofender-Vos. Aborreço e detesto de todo o meu coração, de toda a minha alma e com todas as minhas forças todo e qualquer pecado. Abomino este mal infinito que separa os homens de Vós, Senhor, por toda a eternidade, arrastando-os cruelmente ao inferno.

Ó Jesus, abençoe este meu bom propósito; dai-me a Vossa graça e as forças necessárias para me emendar verdadeiramente e para vencer todas as tentações.

Doce Coração do meu Jesus, fazei que eu Vos ame cada vez mais. (300 dias de Indulg. cada vez)

Ao Espírito Santo

Espírito Santo, pesa-me de ter recusado a Vossa graça e o Vosso amor. Vou confessar as minhas culpas com toda a dor de minha alma. Vinde, meu Deus, ajudai-me; dai-me ânimo e confiança, para que eu confesse sinceramente todos os meus pecados. Dai também Vossa luz e Vossa graça ao Sacerdote, Vosso ministro, afim de que ele cure em nome de Jesus as feridas de minha alma, e perdoe as minhas culpas.

A Maria Santíssima e aos Santos e Anjos

Ó Maria, minha Mãe, rogai por mim nesta hora bendita; mostrai agora que sois minha Mãe. Doce Coração de Maria, sede minha salvação pela vossa poderosa intercessão. todos os Santos e Anhos, rogai por mim. Amen.

AVISO IMPORTANTE SOBRE O EFEITO DA CONTRIÇÃO

É verdade revelada por Deus que todo aquele que morre em estado de pecado mortal será condenado e descerá, no momento da morte, ao fogo do inferno. O eterno Juiz lhe dirá: “Afasta-te de mim, maldito, para o fogo eterno”. – Tendo, pois, por tentação, caído em algum pecado mortal, deves recorrer, quanto antes, ao Sacramento da Penitência. Não podendo, porém, na mesma hora encontrar um Sacerdote que te perdoe por ordem de Jesus Cristo, nem por isso Deus quer que te percas. Neste caso, reza com toda a devoção e com toda a dor de tua alma uma to de contrição, arrependendo-te de ter sido tão ingrato ao teu Pai que está no céu, e ao teu Salvador que por amor de ti morreu na cruz. Faze então o firme propósito de não ofender mais a Deus com nenhum pecado mortal, e de confessar sinceramente as tuas culpas a um seu ministro, quando te for possível, e serás desde já perdoado. Morrendo assim antes da Confissão, serás salvo pela graça de Deus que recuperaste pela contrição perfeita e pelo sincero desejo de te confessar. “Um coração contrito e humilhado Deus não o desprezará”. (Ps. 50.)

Mas três coisas são indispensáveis:

1) a contrição perfeita por amor de Deus;

2) o firme propósito de não cometer mais nenhum pecado mortal;

3) a sincera vontade de confessar a culpa a um Sacerdote, se em qualquer tempo for possível.

PRÁTICA DA CONFISSÃO

Tendo feito com fervor e devoção o ato de contrição e prometido a Deus com toda a sinceridade deixar de pecar e emendar seriamente a vida, entra com os olhos baixos e as mãos postas no confessionário, onde o Sacerdote te recebe em nome de Jesus. Não podendo logo chegar-te aos pés do ministro de Deus, espera com paciência e recolhimento, meditando sobre os motivos da contrição ou rezando orações que te movam mais ao arrependimento. – Quem tem profundo pesar de ter ofendido a Deus, não se distrai vagueando com os olhos, rindo-se ou conversando. No confessionário ajoelha-te humildemente, como se estivesses aos pés de Jesus mesmo, e dize:

✝ Pelo sinal da santa cruz ✝ livre-nos Deus Nosso Senhor ✝ dos nossos inimigos.

✝ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Padre, dai-me vossa bênção, porque pequei.

Eu pecador me confesso a Deus Todo poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado S. Miguel Arcanjo, ao bem aventurado S. João Batista, aos santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos, e a vós, Padre, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa.

Portanto peço e rogo a bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado S. Miguel Arcanjo, aos santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos, e a vós, Padre, que rogueis a Deus nosso Senhor por mim. Amen.

Depois dirás, desde quando não te confessaste, se recebeste a absolvição e se satisfizeste a penitência. Então passarás a declarar cada um dos teus pecados com as circunstâncias necessárias, dizendo também o número dos pecados, quanto possível. Não acuses outras pessoas nem digas coisas supérfluas. Tendo assim declarado sinceramente todos os teus pecados, é bom dizer:

Destes pecados, daqueles de que não me lembro e de todos os da minha vida passada, peço a Deus perdão, e a vós, Padre penitência e absolvição.

Em seguida responde sinceramente às perguntas, que o confessor fizer, presta atenção aos conselhos e à penitência que ele der. Depois reza com devoção, inclinando humildemente a cabeça, o ato de Contrição:

Ato de Contrição

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem Sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender e espero alcançar o perdão das minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Amen.

Espera, então, até que o confessor diga:

“Seja louvado Jesus Cristo!”

Responde:

“Para sempre seja louvado!”

Depois retira-te com todo o recolhimento.

NOTA. 1) Havendo muita afluência de penitentes, basta dizer no princípio da Confissão:

“Padre, dai-me vossa bênção, porque pequei. Faz… semanas… meses, que me confessei. Eu me acuso… etc”.

2) Tendo cometido apenas faltas veniais, convém incluíres na confissão algum pecado mais grave da vida passada, que mais te move a contrição, dizendo, depois de ter acusado os pecados veniais:

Eu me acuso, enfim, de todos os pecados da minha vida passada, principalmente de ter… (aqui dirás algum pecado da vida passada que mais te pesa). – Peço a Deus perdão, e a vós, Padre, penitência e absolvição.

ORAÇÕES PARA DEPOIS DA CONFISSÃO

Ação de graças

Com que manifestar-Vos-ei minha gratidão, meu Deus e meu Pai, pela bondade pelo amor, pela misericórdia que agora tivestes comigo! Destes-me, pelos merecimentos de Jesus Cristo, a absolvição de todos os meus pecados pela boca de Vosso ministro. É verdade, meu Deus, Vós não quereis a morte do pecador, mas sim que ele se converta e viva.

Ó minha alma, alegra-te no Senhor, glorifica ao teu Deus, dá graças sem cessar ao teu Salvador!

Cântico em ação de graças

(Psalmo 102)

Louva, minha alma, ao Senhor, e todas as minhas faculdades engrandeçam seu santo nome.

Bendize, minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

Pois Ele é o que perdoou todas as tuas iniquidades, o que te curou de todas as tuas enfermidades.

Ele é o que satisfez teus desejos, enchendo-te de novo de seus bens, renovando tua juventude.

O Senhor é misericordioso, e faz justiça a todos os que padecem injúria.

O Senhor é cheio de misericórdia e ternura, longanime e muito compassivo.

Não fica para sempre irado, nem usa sempre de ameaças.

Não me tratou como mereciam os meus pecados, nem me castigou segundo a grandeza de minhas iniquidades.

Porque, quanto estão altos os céus sobre a terra: tanto prevalece sua misericórdia sobre os que o temem.

Como um pai se compadece ternamente de seus filhos, assim Senhor se compadece dos que o temem.

Os dias do homem passam como a erva; como a flor do campo assim desfloresce.

Porém a misericórdia do Senhor dura de eternidade em eternidade sobre os que o temem; como também sua justiça sobre os que guardam os seus mandamentos.

O Senhor firmou o seu trono nos céus, e o seu reino se estende sobre todas as criaturas.

Louvai ao Senhor vós todos que sois seus Anjos, vós Espíritos poderosos que executais as suas ordens, e obedeceis ao aceno de Sua palavra.

Louvai ao Senhor vós todos que compondes os seus exércitos; que sois seus ministros, que cumpris suas vontades.

Louvai ao Senhor todas as suas obras em todo o lugar de sua dominação.

E também tu, ó minha alma, louva ao Senhor!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amen.

Renovação do bom propósito

Deus de bondade e misericórdia, o mais brando e mais amoroso de todos os pais, aceitai benignamente estas ações de graças que Vos oferece um pecador, o qual pela Vossa infinita misericórdia se tornou Vosso filho. Eu Vos amo, meu Senhor e meu Deus, e meu coração abrasa-se no Vosso amor; por isto torno a tomar a firmíssima resolução de evitar, aborrecer e detestar o pecado para sempre por amor de Vós. Seja a maior consolação e felicidade de minha vida a de cumprir fielmente os Vossos santos mandamentos. Quero reparar as minhas faltas e os meus pecados pela oração, pela mortificação dos meus sentidos e pelo santo zelo e fervor no Vosso serviço. Senhor, Vós sabeis todas as coisas, sabeis também que agora Vos amo; sabeis que é sincero o meu bom propósito de amar-Vos até o fim. Mas, ó meu Jesus, sou frágil e inconstante. Vós mesmo dissestes no horto das Oliveiras: “O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Portanto Vos peço humildemente com santa confiança, ajudai-me com a Vossa divina graça, e fortalecei-me no combate contra as tentações.

Meu amabilíssimo Jesus, encerrai-me em Vosso divino Coração, para que nem o mundo, nem o inferno, nem divertimentos, nem tribulações, nem a mesma morte me possam separar de Vós. Dai-me a graça da perseverança, para que eu possa glorificar com todos os Santos e Anjos a Vossa infinita misericórdia por toda a eternidade. Amen.

Dulcíssimo Coração de Jesus, sede o meu amor! Jesus, vinde a mim e ficai comigo, fazei que eu Vos ame cada vez mais, resistindo às tentações e sofrendo tudo com paciência por Vosso amor.

Reza agora, se for possível, a penitência, imposta pelo confessor. Depois irás ainda ao Altar de Nossa Senhora para rezar a seguinte.

Oração à Maria Santíssima

(Para alcançar a perseverança)

Santíssima Virgem Maria, Rainha do céu, tenho sido a desgraça de cair em pecado, mas me arrependi e recebi perdão no santo Sacramento da Penitência. Venho humildemente a Vós, ó minha Santíssima Mãe, para Vos agradecer de todo o meu coração por me haverdes ajudado e alcançado de Jesus o perdão de todas as minhas culpas. De novo me consagro ao Vosso serviço. Lembrai-vos, ó minha dulcíssima Mãe, de que tornei a ser vosso filho; tende compaixão de mim e recebei-me de novo debaixo da vossa maternal proteção. Em Vos ponho, depois de Jesus, toda a minha confiança, e espero que não me abandonareis, como mereço. Pois ainda estou exposto ao perigo de tornar a ofender ao vosso divino Filho e meu Senhor Jesus Cristo a quem só quero amar até ao último suspiro. Os meus inimigos não dormem, as tentações me hão de perseguir de novo por toda a parte. Protegei-me, Rainha gloriosa do céu; defendei-me, ó minha Mãe Maria; socorrei-me contra os ataques do inferno, ó Virgem imaculada!

Não, não terei a desgraça de perder a minha alma e ao meu Deus, pois é esta a graça que vos peço, ó Maria, e que espero alcançar pela vossa piedosa intercessão. Amen. (100 dias de indulg.)

Ó Maria, concebida em pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

São José, meu Santo Anjo da guarda, todos os Anjos e Santos, rogai por mim. Amen. (100 dias de indulg.)

Seja amado por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

Seja bendita a santa, imaculada e puríssima Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus! (300 dias de indulg.)

Lembra-te ainda em casa dos bons conselhos do confessor, e prepara o teu coração para a Sagrada Comunhão.

Adoremus – Manual de Orações e Exercícios Piedosos por D. Frei Eduardo José Herberhold O.F.M, 1929.

Última atualização do artigo em 12 de setembro de 2026 por Arsenal Católico