As ovelhas do Bom Pastor

Jean Baptiste de Champaigne, Bom pastor [detalhe], séc. 17, Palais des Beaux-Arts de Lille, domínio público, Wikimedia Commons

1. a) “Eu sou o bom Pastor“. Três inimigos ameaçam as ovelhas de Jesus: o lobo, isto é, o demônio, que as quer devorar; o mercenário, isto é, o mundo, que as engana; e o ladrão, isto é, o egoísmo prejudicial. Deverás desanimar em face de tantos inimigos? Oh! não; Jesus permite eles virem, para te dar ocasião de combatê-los, vencê-los e ganhares os louros eternos.

b) “Conheço as minhas ovelhas… e dou minha vida por elas“. Que consolo! Em todo sofrimento poderás dizer: “Jesus me conhece. Ele não me desamparará! Quanto me deve amar se por mim nasceu, viveu, sofreu e morreu!”

2. “As ovelhas conhecem a voz do pastor… e o seguem“. Estes são os dois sinais característicos das ovelhas de Jesus. Ouves a sua voz? Também quando Ele te chama a trabalhos que te contrariam? A sacrifícios? Ou obedeces antes à voz do amor próprio?

As boas ovelhas seguem seu pastor. Jesus as precede, teu lugar deve ser ao lado d’Ele, seja para onde for que Ele caminhe. Não o deixaste seguir muitas vezes sozinho, preferindo atalhos próprios?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 25 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados