Enrique Simonet, Flevit super illam; Ele chorou por isso [detalhe], 1892, Museu do Prado, domínio público, Wikimedia Commons

1. “E quando chegou perto, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela“. Lágrimas no meio de alegrias? Sim, porque Jesus veio para salvar a todos e viu que muitos, por culpa própria, não se salvariam. Que amor, o de Jesus que chora! Terá Ele já chorado sobre ti?… Talvez ainda há pouco? Não te faltam momentos em que te oferece suas graças. Aproveita-as melhor que a infeliz Jerusalém o tem feito. De uma única graça poderão depender muitas, e mesmo a própria salvação.

2. a) Jesus prediz a destruição da cidade. Ela é o castigo do endurecimento do coração de seus habitantes. Como pelo primeiro pecado entrou a morte no mundo, assim a ele ainda hoje seguem grandes males na vida e na eternidade. É o único verdadeiro mal. Que cegueira, que loucura, que malícia cometê-lo com tanta facilidade!

b) A destruição de Jerusalém é o quadro do pecado ao morrer. também este é rodeado de inimigos que o procuram perder para sempre. Aproveita a graça, enquanto ainda podes. Prepara-te desde já, para não teres que recear este cerco dos inimigos.

Última atualização do artigo em 9 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados