Modo de assistir aos agonizantes sobretudo se não houver Padre

Pensai bem! Todos os anos morrem cinquenta milhões de homens, cada dia cento e quarenta mil, cada hora 6000, cada minuto 100, quer dizer que cada vez que respiramos morrem quatro pessoas. Sim, pensai bem; cada vez que respiramos, 4 almas vão para o céu ou para o inferno. Rezemos pelos agonizantes. É a recomendação do Santo Padre Pio X: “Aconselhamos que ofereçam orações especiais a Deus e a S. José em favor dos moribundos, que se acham no momento extremo de que depende a eternidade”.

Oração a São José pelos agonizantes

Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Virgem Maria, rogai por nós e por todos os agonizantes deste dia (desta noite).

Pai-Nosso…, Ave-Maria…, Glória…

Em perigo de morte chamai o Padre

Que terrível responsabilidade para uma esposa, um pai, um filho, não chamar o sacerdote ou chamá-lo tarde! Quantas almas perdidas! Quantas pessoas choram hoje desconsoladas porque deixaram um ente querido morrer sem sacramentos. Infelizmente, o remorso não remedeia as desgraças. Chamai o sacerdote mesmo quando o doente perde de repente a fala, ou mesmo quando parece ter expirado há pouco tempo. Dizem muitos médicos que o homem, embora pareça ter morrido, ainda tem vida mais ou menos durante uma hora, e quando se trata de morte súbita, durante várias horas (Ferr. Th Mor).

Que fazer quando não há Padre na hora da morte?

Uma pessoa está para morrer, está em pecado mortal, e não há Padre. Está tudo perdido? Não. Há um recurso, um meio de salvação, a contrição perfeita.

A Contrição perfeita

Que é a contrição perfeita? Vou explicá-lo. A contrição é o arrependimento do pecado cometido. Há duas espécies de contrição, a perfeita e a imperfeita. A contrição perfeita consiste em arrepender-se do pecado porque este ofende a Deus, nosso Pai infinitamente bom, e porque foi a causa da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A contrição imperfeita consiste em arrepender-se por causa da fealdade do pecado ou por medo dos castigos. Uma comparação fará compreender melhor a diferença. Dois homens pecam mortalmente, roubam, matam. Cometido o pecado, caem em si. O primeiro diz: cometi um pecado mortal, estou arrependido, mereci o inferno; se morresse agora, iria para o inferno. Tenho medo do inferno, estou arrependido, não pecarei mais. O segundo diz: eu também estou arrependido, não só porque mereci o inferno, mas porque ofendi a meu Deus, meu Pai infinitamente bom e amável, um Deus que morreu na cruz por amor de mim. Que ingratidão! O primeiro tem a contrição imperfeita; o segundo, a contrição perfeita. A contrição imperfeita é a do escravo que tem medo do castigo; a perfeita, a do filho que se arrepende porque contristou seu pai. Eis agora a diferença nos efeitos. A contrição imperfeita obtém o perdão do pecado só com a absolvição do Padre, enquanto a contrição perfeita obtém o perdão imediatamente antes da confissão e mesmo sem a confissão, se bem que reste a obrigação de confessar-se quando for possível. Eis a chave do céu para quem, na hora da morte, estando em pecado mortal, não pode confessar-se por não haver padre.

Como excitar o agonizante à contrição perfeita?

É bom começar pela consideração do inferno, do céu perdido, para depois elevar-se à consideração da bondade de Deus.

Há um inferno… é a perda de Deus, a maldição de Deus, o fogo eterno… a companhia dos demônios e dos condenados… mereci o inferno… se morresse, estava no inferno… Deus me criou para o céu, para a felicidade infinita e eterna. Perdi meus direitos ao céu, troquei o céu pelo inferno… que é dos prazeres passageiros?… Lá está Jesus na cruz, a cabeça coroada de espinhos, o Coração aberto por uma lança, as mãos e os pés traspassados, o corpo todo chagado, os olhos cheios de lágrimas e de sangue… e ao pé da cruz a Virgem dolorosíssima… Tudo isso é minha obra… é a obra dos meus pecados… Meu Deus, é assim que Vós me amastes e é assim que eu Vos ofendi! Perdoai, ó Jesus, perdoai, meu Pai! Oh! se pudesse me confessar… Meu Deus, estou arrependido… não me abandoneis… perdoai-me. Maria, minha Mãe, tende compaixão de minha alma, alcançai-me o perdão dos meus pecados.

Aqui fazei beijar ao moribundo o crucifixo e rezai com ele bem devagar o ato de contrição, tendo ele nas mãos a imagem do Crucificado e olhando para ela: “Senhor, meu Jesus Cristo, Deus, etc…”

Ao mesmo tempo, as pessoas da casa, parentes, vizinhos, devem estar reunidos ou no quarto do agonizante ou em um quarto contíguo para rezar e pedir a graça da boa morte.

Fazei beijar frequentemente a imagem de Jesus repetindo as orações jaculatórias: Meu Jesus, misericórdia… Jesus, Maria, José, etc… e lançai frequentemente água benta sobre o enfermo para repelir os ataques do demônio, que sã tremendos no último instante, de que depende a sorte eterna.

Ofício da agonia

Logo que começa a agonia, põe-se uma vela nas mãos do moribundo, e, postos todos de joelhos, rezam-se as seguintes orações: os atos de fé, de esperança e de caridade.

Ladainha dos agonizantes

Senhor, compadecei-Vos de nós.
Jesus Cristo, compadecei-Vos de nós.
Senhor, compadecei-Vos de nós.

Santa Maria, rogai por ele (ela).
Todos os Santos Anjos e Arcanjos, rogai por ele (ela),
Santo Abel, rogai por ele (ela),
Todo o coro dos justos, rogai por ele (ela),
São João Batista, rogai por ele (ela),
São José, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Patriarcas e Profetas, rogai por ele (ela),
São Pedro, rogai por ele (ela),
São Paulo, rogai por ele (ela),
Santo André, rogai por ele (ela),
São João, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Apóstolos e Evangelistas, rogai por ele (ela),
Todos os Discípulos do Senhor, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Inocentes, rogai por ele (ela),
Santo Estêvão, rogai por ele (ela),
São Lourenço, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Mártires, rogai por ele (ela),
São Silvestre, rogai por ele (ela),
São Gregório, rogai por ele (ela),
Santo Agostinho, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Bispos e Confessores, Todos os Discípulos do Senhor, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Inocentes, rogai por ele (ela),
Santo Estêvão, rogai por ele (ela),
São Lourenço, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Mártires, rogai por ele (ela),
São Silvestre, rogai por ele (ela),
São Gregório, rogai por ele (ela),
Santo Agostinho, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Bispos e Confessores, rogai por ele (ela),
São Bento, rogai por ele (ela),
São Francisco, rogai por ele (ela),
São Camilo, rogai por ele (ela),
São João de Deus, rogai por ele (ela),
Todos os Santos Religiosos e Eremitas, rogai por ele (ela),
Santa Maria Madalena, rogai por ele (ela),
Santa Luzia, rogai por ele (ela),
Todas as Santas Virgens e Viúvas, rogai por ele (ela),
Todos os Santos e Santas de Deus, intercedei por ele (ela).

Sede-lhe propício, perdoai-lhe, Senhor.
Sede-lhe propício, livrai-o(a), Senhor.

Da Vossa ira, livrai-o(a), Senhor.
Do perigo de morte, livrai-o(a), Senhor.
De uma morte má, livrai-o(a), Senhor.
De todo o mal, livrai-o(a), Senhor.
Do poder do demônio, livrai-o(a), Senhor.
Pelo Vosso nascimento, livrai-o(a), Senhor.
Pela Vossa Cruz e Paixão, livrai-o(a), Senhor.
Pela Vossa Morte e sepultura, livrai-o(a), Senhor.
Pela Vossa gloriosa Ressurreição, livrai-o(a), Senhor.
Pela Vossa admirável, Ascensão, livrai-o(a), Senhor.
Pela graça do Espírito Santo Paráclito, livrai-o(a), Senhor.
No dia do Juízo, livrai-o(a), Senhor.

Nós pecadores, nós Vos rogamos, ouvi-nos.
Para que lhe perdoeis, nós Vos rogamos, ouvi-nos.

Senhor, compadecei-Vos de nós.
Jesus Cristo, compadecei-Vos de nós.
Senhor, compadecei-Vos de nós.

Entrando o enfermo em agonia

Entrando o enfermo em agonia, dir-se-ão as seguintes orações:

Orações

Parte, ó alma cristã, deste mundo, em nome de Deus Pai Onipotente, que te criou; em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, que por ti morreu; em nome do Espírito Santo, que sobre ti se efundiu; em nome da goriosa e bem-aventuranda Mãe de Deus, a Virgem Maria; em nome de São José, ínclito esposo da mesma Virgem; em nome dos Anjos e Arcanjos; em nome dos Tronos e das Dominações; em nome dos Principados e Potestades; em nome dos Querubins e Serafins; em nome dos Patriarcas e Profetas; em nome dos Santos Apóstolos e Evangelistas; em nome dos Santos mártires e Confessores; em nome dos Santos Religiosos e Eremitas; em nome das Santas Virgens e de todos os Santos e Santas de Deus; hoje seja o teu lugar em paz, e tua morada a santa Sião. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso.

℟. Amen.

Deus piedoso, Deus clemente, Deus que apagais, segundo a multidão da Vossa misericórdia, os pecados das almas penitentes e, com a graça do perdão, fazeis desaparecer as culpas dos crimes passados; olhai propício para este Vosso servo…, e concedei-lhe benigno o perdão de todos os pecados que implora com toda a sinceridade de seu coração. Renovai nele, ó Pai misericordiosíssimo, tudo o que a terrena fragilidade corrompeu ou a diabólica fraude violou, e juntai à unidade do corpo da Igreja este membro também remido. Tende compaixão, Senhor, de seus gemidos, tende compaixão de suas lágrimas, e admiti ao sacramento da Vossa reconciliação quem só confia na Vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

℟. Amen.

Eu te recomendo, caríssimo irmão, a Deus onipotente, e entrego-te Àquele de quem és criatura, para que, paga, intervindo a morte, a dívida da humanidade, voltes ao teu autor, que do limo da terra te formou. Depare-se à tua alma, ao sair do corpo, a brilhante multidão dos anjos; venha ter contigo o senado dos apóstolos, que te há de julgar; saia-te ao encontro o triunfante exército dos cândidos mártires, circunde-te a ilibada turma dos ilustres confessores; recebam-te festivos os coros das virgens; estreite-te ao seio dos patriarcas o abraço da feliz tranquilidade; S. José, dulcíssimo patrono dos moribundos, encha-te com grande confiança; Santa Maria, a Virgem-Mãe de Deus, volva, benigna, a ti os seus olhos; apareça-te, com risonho e meigo semblante, Cristo Jesus, que para sempre te mande ficar entre os que o rodeiam. Ignores tudo o que horroriza nas trevas, crepita nas chamas, crucia nos tormentos. Diante de ti se abata o terribilíssimo Satanás com os seus sequazes; à tua chegada, acompanhada de anjos, trema e fuja para o medonho abismo da noite eterna. Levante-se Deus e sejam desbaratados os seus inimigos; fujam da sua presença os que o odeiam. Dissipem-se como o fumo, pereçam os pecadores à vista de Deus, como a cera se desfaz à vista do fogo; e os justos rejubilem e exultem ao verem o Senhor.

Confundam-se e envergonhem-se, portanto, as legiões infernais, e os ministros de Satanás não ousem impedir o teu caminho. Livre-te dos tormentos Cristo Jesus, que foi crucificado por ti. Livre-te da eterna morte Cristo Jesus, que por ti dignou-Se morrer. Jesus, Filho de Deus vivo, te coloque entre as sempiternas delícias do seu paraíso, e Ele, verdadeiro pastor, te conheça entre as suas ovelhas. Ele te absolva de todos os pecados e te ponha à Sua direita no lugar dos escolhidos. Oxalá contemples o teu Redentor face a face e, com os olhos de felicidade, vejas presente e sempre assistindo a refulgentíssima Verdade. E, assim colocado entre o número dos bem-aventurados, gozes as doçuras da contemplação divina por todos os séculos.

℟. Amen.

Recebei, Senhor, o Vosso servo no lugar em que, da Vossa misericórdia, possa esperar a salvação.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo de todos os perigos do inferno, dos laços das penas e de todas as tribulações.

℟. Amen.

Livrai, Senhor a alma do Vosso servo, assim como livrastes Enoc e Elias da morte comum de todos os homens.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Noé do dilúvio.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes Abraão da terra de Ur dos caldeus.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Job das suas calamidades.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Isaac do sacrifício e das mãos de seu pai Abraão.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Ló de Sodoma e das chamas do fogo.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Moisés do poder do Faraó, rei dos egípcios.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Daniel da caverna dos leões.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes os três jovens da fornalha ardente e das mãos do rei iníquo.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, como livrastes a Susana da falsa incriminação.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a David das mãos do rei Saul e das mãos de Golias.

℟. Amen.

Livrai, Senhor, a alma do Vosso servo, assim como livrastes a Pedro e Paulo das prisões.

℟. Amen.

E assim como livrastes a Vossa bem-aventurada virgem e mártir S. Tecla de três atrocíssimos tormentos, assim Vos digneis livrar a alma deste Vosso servo das penas eternas e fazê-la gozar convosco dos bens celestes.

℟. Amen.

Oração

Nós Vos recomendamos, Senhor, a alma do Vosso servo…, e Vos pedimos, Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo, que não recuseis admitir no seio dos Vossos patriarcas aquela por quem misericordiosamente descestes à terra. Reconhecei, Senhor, esta criatura Vossa, que não foi feita por deuses estranhos, mas sim por Vós, único Deus vivo e verdadeiro, porque não há outro Deus além de Vós, nem há quem possa igualar as Vossas obras. Enchei, Senhor, a sua alma de consolações em Vossa presença, e não Vos recordeis de suas iniquidades passadas nem dos excessos, a que o levaram o furor e a cegueira de suas paixões, porque, embora cometesse pecados, não chegou, todavia, a negar a fé no Pai, Filho e Espírito Santo; mas antes foi crente, guardou em si o zelo de Deus, e adorou fielmente a Deus, que tudo criou.

Oração

Nós Vos pedimos, Senhor, que não Vos lembreis dos pecados de sua juventude nem dos extravios de sua ignorância, e que, pela Vossa grande misericórdia, Vos recordeis dele lá nos resplendores de Vossa glória. Abram-se-lhe as portas do céu, alegrem-se com ele os Anjos, e Vós, Senhor, recebei em Vosso reino Vosso irmão. Acolha-o S. Miguel, Arcanjo de Deus, que mereceu o principado da milícia celeste; venham ao seu encontro os Santos Anjos de Deus, e o introduzam na cidade da Jerusalém celestial. Acolha-o o Apóstolo S. Pedro, a quem Deus confiou as chaves do reino dos céus; assista-lhe o Apóstolo S. Paulo, que mereceu ser vaso de eleição; interceda por ele S. João, o Apóstolo escolhido de Deus, a quem foram revelados os segredos celestiais. Roguem por ele todos os Santos Apóstolos, a quem o Senhor concedeu o poder de ligar e desligar. Peçam por ele todos os Santos e eleitos de Deus, que, nesta vida, sofreram tormentos pelo Nome de Cristo, para que, livre dos laços do corpo, mereça chegar à glória do reino dos céus. Pela misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amen.

Oração

A mui clemente Virgem Mãe de Deus Maria, piíssima consoladora dos aflitos, recomende a alma do servo… a seu Filho, para que, por essa maternal intervenção, não tema os horrores da morte, mas, em sua companhia, alcance a tão almejada mansão da pátria celeste. Amen.

Oração

A vós recorro, S. José, patrono dos moribundos, e a vós, a cujo bem-aventurado trânsito assistiram pressurosos Jesus e Maria, recomendo, por esse duplo penhor tão querido, a alma desse servo que se debate na agonia, para que, sob vossa proteção, seja livre dos embustes do demônio e da morte eterna e chegue aos gozos perpétuos. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Amen.

Três piedosíssimas orações para se recitarem no momento da agonia

PRIMEIRA – Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Pai-Nosso… Ave-Maria…

Oração

Senhor Jesus Cristo, pela Vossa santíssima agonia e oração que fizestes no monte Olivete, quando suastes sangue até correr por terra, suplico-Vos que apresenteis e ofereçais a Deus, Pai onipotente, contra a multidão dos pecados deste Vosso servo, o Vosso suor de sangue que derramastes em tanta abundância pelo temor de acerbíssimas angústias. Livrai-o, nesta hora da morte, de todas as penas e trabalhos em que por seus pecados receia ter incorrido. Vós, que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, pelos séculos dos séculos. Amen.

SEGUNDA – Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Pai-Nosso… Ave-Maria…

Oração

Senhor Jesus Cristo, que Vos dignastes morrer por nós numa cruz, rogo-Vos que apresenteis e ofereçais a Deus, Pai onipotente, pela alma deste Vosso servo, todos os amargosíssimos trabalhos e penas Vossas que por nós, miseráveis pecadores, sofrestes na cruz, principalmente naquela hora em que a Vossa alma benditíssima deixou o Vosso sacratíssimo Corpo. Livrai-o, nesta hora da morte, de todas as penas e castigos que por seus crimes receia ter merecido. Vós que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, pelos séculos dos séculos. Amen.

TERCEIRA – Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Pai-Nosso… Ave-Maria…

Oração

Senhor Jesus Cristo, que pela boca do profeta dissestes: Compadecendo-me de ti, atraí-te a mim e amei-te em caridade perpétua, rogo-Vos que Vos digneis apresentar e oferecer a Deus, Pai onipotente, pela alma deste Vosso servo, aquela mesma caridade Vossa que Vos trouxe do céu à terra a suportar os dolorosíssimos trabalhos da Vossa Paixão. Livrai-o de todos os castigos e penas de que por seus pecados se fez réu. E salvai sua alma nesta hora de sua morte. Abri-lhe as portas do céu e fazei que se alegre com os Vossos Santos na glória eterna. Piedosíssimo Senhor Jesus Cristo, que nos remistes com o Vosso preciosíssimo sangue, apiedai-Vos da alma deste Vosso servo e introduzi-a nas alegrias e ameníssimas mansões do paraíso, para que viva sempre unido a Vós com aquele amor que nunca pode separar-se de Vós e dos Vossos escolhidos. Vós que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, pelos séculos dos séculos. Amen.

Depois de dar o moribundo o último suspiro, as pessoas presentes rezarão logo, de joelhos, um terço pelo descanso eterno da sua alma.

* * *

Outras orações pelos moribundos

Ó clementíssimo Jesus, amante das almas, rogo-Vos pela agonia de Vosso Sacratíssimo Coração e pelas dores de Vossa Mãe Imaculada, purifiqueis em Vosso Sangue todos os pecadores da terra que estão em agonia e hoje (nesta noite) têm de morrer.

Coração agonizante de Jesus, tende misericórdia dos moribundos.

Amando Jesus, José e Maria, meu coração dou-vos e minha alma.

Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.

Amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós minha alma.

Jesus, sede-me propício!

Jesus, sede-me misericordioso!

Jesus, perdoai-me meus pecados!

Jesus, para Vós vivo!

Jesus, para Vós morro!

Jesus, Vosso sou na vida e na morte!

Senhor bom Jesus, Deus de bondade, da alma pecadora tente piedade;

Senhor bom Jesus, Deus de bom fim, na hora da morte, lembrai-Vos de mim.

Suspiros para a última agonia

Jesus, Jesus, Jesus, em Vossas mãos encomendo a minha alma. Jesus, Jesus, Jesus; Jesus seja contigo, para que te defenda; Jesus esteja em tua alma, para que te alente; Jesus esteja diante de ti, para que te guie; Jesus esteja na tua presença para que te guarde. Jesus vence, Jesus reina, Jesus domina. Esta é a cruz (faça-se sobre o enfermo o sinal da cruz) do divino Redentor, fugi, ausentai-vos, inimigos das almas remidas com o Sangue de Jesus Cristo. Maria, Mãe da graça, Mãe de misericórdia, defendei-me do inimigo e amaparai-me nesta hora.

Jaculatórias

Meu Jesus, misericórdia!

Sagrado Coração de Jesus, tenho confiança em Vós!

Doce Coração de Maria, sede minha salvação!

Doce Coração de Jesus, fazei que Vos ame cada vez mais!

Ó Maria, cheia de dores, Mãe de todos os cristãos, rogai por nós! Mãe de amor, de dor e de misericórdia, rogai por nós!

Jesus, Maria, José!

Jesus, Maria, José, assisti-me na minha agonia!

Jesus, Maria, José, amaparai a minha alma!

Jesus, Maria, José, salvai a minha alma!

Jesus, Maria, José, defendei a minha alma!

São Miguel Arcanjo, defendei-me.

Meu Santo Anjo da Guarda, assisti-me.

Santa Bárbara, rogai por mim.

Todos os Anjos e Santos, rogai por mim.

Depois de expirar

℣. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno,
℟. Entre os resplendores da luz perpétua, desncase em paz.

Pai-Nosso… Ave-Maria…

Indulgência plenária na hora da morte

Para ganhar a indulgência plenária na hora da morte, basta, além da confissão e comunhão da Páscoa, fazer uma vez na vida uma confissão e uma comunhão especialmente para este fim, dizendo, depois da comunhão: “Aceito, meu Deus, de boa vontade, qualquer gênero de morte que me quiserdes mandar, com todas as suas dores e agonias“.

Maná ou Alimento da Alma Devota – Orações e Exercícios Piedosos compilados por Frei Ambrósio Johanning O.F.M., XXII Edição, 1955.

Última atualização do artigo em 11 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados