Objeto da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Para bem fazer conhecer o objeto desta devoção, cumpre-nos dizer que ele é duplo: espiritual e material. O objeto espiritual é o amor em que arde o Coração de Jesus Cristo para com os homens, atenta a circunstância de ser o amor sempre atribuído ao coração, como o atestam muitas passagens da Escritura: meu filho, dá-me o teu coração. (1) – meu coração e minha carne exultaram no Deus vivo. (2) – Ó Deus, sois o Deus de meu coração e minha herança para sempre. (3) – O amor divino foi difundido nos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (4)

O objeto material ou sensível é o Sagrado Coração de Jesus, não tomado só, mas unido à santa humanidade, e por conseguinte, à divina pessoa do Verbo.

Duas razões urgem conosco para honrarmos este Coração material de Jesus: a primeira, é que o coração e uma das primeiras fontes e um dos primeiros órgãos da vida do homem; por que os fisiologistas dizem comunemente que o coração, ao qual se referem todas as artérias e todas as veias, e a fonte e o principio da circulação do sangue, e por conseguinte, não há dúvida que as outras partes do corpo recebem movimento dele. Se, pois, o coração é uma das primeiras fontes da vida humana, é de estranhar que lhe caiba especial função nos afetos do homem? De feito, vê-se que a dor e o amor fazem muito mais impressão no coração do que em qualquer outro órgão. Pelo que concerne em particular ao amor, lê-se na Vida. de S. Filipe de Neri, que, nos ardores de seu amor para com Deus, o calor de seu coração se fazia sentir no seu peito, e que o Senhor separou miraculosamente as costelas do santo, a fim de dar a este coração abrasado mais espaço para mover-se. Santa Teresa refere que Deus enviou muitas vezes um anjo para lhe ferir o coração, e que ela ficava depois tão inflamada no amor divino, que entre ardores desfalecia.

Mas há ainda outra razão que nos impele a honrar o Coração de carne do Verbo Humanado: a Igreja julgou bom venerar diversos instrumentos da Paixão de Jesus Cristo, como a lança, os cravos, a coroa, os espinhos, e isto por que eles tocaram os membros do Salvador, que tiveram tormento particular na sua Paixão; não é, por tanto, justo que honremos com especial culto o Sagrado Coração de Jesus Cristo, que teve tão grande parte nos seus afetos e nas imensas dores que padeceu, à vista dos tormentos que lhe eram preparados, e da ingratidão que os homens iam opor a seu amor? O suor de sangue de Nosso Senhor no jardim das Oliveiras, não se pode explicar senão por um violento aperto do coração, que parou o curso do sangue e o forçou a derramar-se fora; e este aperto do coração provinha certamente das penas interiores de temor, desgostos e tristeza, que Jesus sofreu, segundo a narração dos Evangelistas: Ele começou a experimentar o temor e desgosto, a tristeza e aflição. (5)

Prática

Vou colocar num lugar de honra na minha casa a imagem do Sagrado Coração de Jesus; este Coração divino será d’ora em diante meu Rei, meu Sumo Bem, o objeto de todos os meus afetos. Consagrar-Lhe-hei minha pessoa, minha família, tudo o que me pertence.

Afetos e súplicas

Meu Jesus, Redentor e Deus meu, já que para conhecer e honrar vosso Coração sagrado, vós me haveis preferido a tantos outros que o não conhecem e não honram, justíssimo e que eu vos prefira ao mundo inteiro. Vós vos destes todo a mim; justo é que eu me dê todo a vós, e sejais o único objeto de meu amor.

Sim, meu Jesus, eu vos amo sobre todas as coisas, e só a vós quero amar: vós vos destes a mim sem reserva, a vós me dou sem reserva. Aceitai-me, eu vos rogo, e não desdenheis o amor de meu coração ainda que ele tenha outrora amado as criaturas e até as tenha preferido a vós, soberano Bem. Aceitai-me e conservai-me: sem vosso socorro não posso fazer mais que trair-vos; pois que me escolhestes para vos amar; fazer que eu vos seja fiel e reconhecido. Ó belas chamas que correis do Coração de Jesus, abrasai-me e destruí em meu coração todos os afetos que não são para Jesus; fazei que eu não viva mais senão para amar este amável Salvador, que quis dar a vida para ser amado de mim. Ó Maria, Mãe de Deus, vós sois não somente minha Rainha mas ainda minha Mãe; já que vos dignastes, por vossa intercessão, unir-me ao Coração de Jesus, socorrei-me agora e não me abandoneis jamais, para que minha vida e minha morte sejam dignas dum discípulo deste Coração divino.

Oração jaculatória

Ó Coração de Jesus, fazei que eu seja todo para vós, como sois todo para mim.

Exemplo

Citemos algumas palavras da bem-aventurada Margarida Maria: “No dia de S. João Evangelista, depois de ter recebido de meu divino Salvador uma graça mais ou menos semelhante à que recebeu na tarde da Ceia, este amado discípulo, o Coração divino me foi representado como em refulgente trono formado de fogo e chamas, mais brilhante do que o sol e transparente como cristal. A chaga que recebeu na Cruz aí aparecia visivelmente, e uma coroa de espinhos circundava esse sagrado Coração que tinha uma cruz em cinza. Meu divino Mestre me fez entender que os instrumentos da Paixão significavam que o amor imenso, consagrado por ele aos homens, fora a origem de todos os seus padecimentos; que, desde o primeiro momento de sua Incarnação, todos estes tormentos lhe tinham sido presentes, e a cruz foi então, por assim dizer, plantada em seu Coração; que ele aceitou desde então todas as dores e humilhações que sua santa humanidade devia sofrer durante o curso de sua vida mortal, e ainda os ultrajes aos quais o exporia até o fim dos séculos no Santíssimo Sacramento seu amor aos homens. Ele me fez em seguida conhecer que o seu grande desejo de ser perfeitamente amado dos homens, tinha-lhe feito formar o desígnio de lhes manifestar seu Coração, e de lhes dar
nos últimos séculos este último esforço de seu amor, propondo-lhes um objeto e meio tão próprios para os obrigar a amai-o, e amá-lo solidamente, abrindo-lhes todos os tesouros de amor, misericórdia, graça, santificação e salvação que ele contém, a fim de que todos aqueles que quisessem lhe render e granjear toda a honra e amor que lhes fosse possível, fossem enriquecidos com profusão dos divinos tesouros de que ele é a fonte fecunda e inexaurível.

“Mais: assegurou-me que tinha singular prazer em ser honrado por meio desse Coração de carne, cuja imagem queria fosse exposta em público, a fim de mover o coração insensível dos homens, prometendo que derramaria, com abundância, em todos que o honrarem, todos os tesouros de graças que o enchem. Esta imagem atrairá toda a sorte de bênçãos sobre todos os lugares em que for exposta para ser honrada com culto especial.” (Vida da B. Marg. M.)

O Sagrado Coração de Jesus segundo Santo Afonso de Ligório ou Meditações para o Mês do Sagrado Coração, a Hora Santa e a Primeira Sexta Feira do Mês, 5ª Edição, 1926.

(1) Prov. 23, 26.
(2) Ps. 83, 3.
(3) Ps. 72, 26.
(4) Rom. 5, 5.
(5) Marc. 14, 33. – Math. 26, 37.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário