Search
Close this search box.

Santo Éfrem atesta que a Sagrada Comunhão se recebia na boca

Na antiga Igreja siríaca, o rito da distribuição da comunhão era comparado com a cena da purificação do profeta Isaías por parte de um dos serafins. Num dos seus sermões da Semana Santa, Santo Éfrem (séc. IV) deixa falar Cristo com estas expressões:

“O carvão trazido santificou os lábios de Isaías. Sou Eu que, trazido agora a vós por meio do pão, vos santifiquei. A tenaz que viu Isaías e com a qual foi pegado o carvão do altar, era a figura de Mim no grande sacramento. Isaías viu-Me, assim como vós Me vedes agora estendendo a Minha mão direita e levando às vossas bocas o pão vivo. A tenaz é Minha mão direita. Eu faço as vezes do Serafim. O carvão é o Meu Corpo. Todos vós sois Isaías.” 

(Sermone in hebdomada sancta, 4, 5.)

Esta descrição permite a conclusão de que na Igreja siríaca no tempo de Santo Éfrem a santa Comunhão era distribuída directamente na boca.

in “Cum Amore ac Timore” – O modo de distribuir a Sagrada Comunhão

Fonte: senzapagare

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados