1. “Estarei convosco até ao fim dos séculos“. Em todos os tempos tem-se realizado esta palavra de Deus. Quando grandes eram as necessidades da Igreja, era grande também o auxílio de Deus. Assim Deus lhe enviou ao décimo terceiro século, ao lado do Serafim de Assis, o ínclito São Domingos, pai de outros inúmeros apóstolos, cujo exemplo equivalia a muitos sermões. Como Deus cuida das necessidades de toda a Igreja, assim também protege a todos, um por um. Quanto maior a tua confiança em Deus, tanto mais te socorrerá. Para longe, pois, todo o desânimo! Como procedes em horas de desgostos e de dor?
2. São Domingos exerceu o apostolado da oração e o da palavra. O apostolado da oração consiste em atrair as bênçãos do céu sobre os pecadores, para eles se converterem; sobre os males da Igreja, para repará-los; sobre as calamidades para conjurá-las e sobre as boas obras para aumentar a sua prática. Este apostolado é possível a todos, e não é exposto ao excessivo amor próprio ou à vaidade, visto passar-se tudo em segredo. És um apóstolo da oração? Amas, como São Domingos, o rosário?
Também apóstolo da palavra poderás ser, dando bons conselhos e instruções, defendendo a Igreja e o próximo quando atacados, e tendo em tudo grande zelo por Deus e pelas almas.
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 12 de setembro de 2026 por Arsenal Católico