1. A desumanidade de Herodes, ordenando a morte dos meninos recém-nascidos, ameaçou a vida de Jesus. Até para os mais santos a terra é um vale de lágrimas. A Providência Divina permite que todos sofram: uns mais outros menos. Quanto maior a resignação à vontade de Deus, tanto menos o sofrimento se fará sentir, e tanto maior será o mérito.
Se Jesus, a inocência em pessoa, e ainda criança, é exposto a tão injustas perseguições, como ousarás queixar-te de incômodos e desgostos?
2. São José, ainda que de extraordinária virtude, todavia é a menos notável das pessoas da SS. Família. Não obstante, é a ele que o anjo transmite a ordem de Deus: “levanta-te e toma contigo o menino e sua mãe e foge para o Egito”.
Jesus e Maria sujeitam-se ao chefe da família, posto que o excedam em santidade. Seja, ou não, a autoridade mais digna do que tu, ela representa Deus que exige pronta obediência. Vendo nela semelhantes, a obediência tornar-se-á custosa e até insuportável; respeitando nela Deus, a sujeição será fácil.
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 12 de setembro de 2026 por Arsenal Católico