Quinto Domingo depois da Páscoa – Pe. Júlio Maria, S.D.N.

Quinto Domingo depois da Páscoa (Jo. 16, 23-30)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

  1. E naquele dia não me interrogareis sobre nada. Em verdade, em verdade vos digo: se vós pedirdes a meu Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará.
  2. Até agora não pediste nada em meu nome: pedi e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.
  3. Eu vos disse estas coisas em parábolas. Mas virá o tempo em que não vos falarei já por parábolas, mas abertamente vos falarei do Pai.
  4. Nesse dia pedireis em meu nome: e não vos digo que hei de rogar ao pai por vós:
  5. Porque o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes, e crestes que eu saí do Pai.
  6. Eu sai do Pai, e vim ao mundo: outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
  7. Disseram-lhe seus discípulos: Eis que agora falas claramente, e não usas de nenhuma parábola:
  8. Agora conhecemos que tu sabes tudo, e que não é necessário que alguém te interrompa: por isso cremos que saíste de Deus.

O CÉU

Jesus disse: Deixo agora o mundo e volto para junto do Pai.

Cada um de nós na hora da morte devia poder repetir estas palavras: Nós também deixaremos o mundo… mas poderemos nós ajuntar: Vou para junto do Pai, isto é: vou para o céu?

Esperemo-lo; e para afirmar este desejo do céu, e nos estimular a tomarmos os meios que nos conduzem para a nossa Pátria celeste, consideremos hoje:

  1. A NATUREZA do céu.
  2. A GLÓRIA do céu.

I. A NATUREZA DO CÉU

O céu é o lugar onde Deus se manifesta a seus eleitos e os faz participantes da sua felicidade eterna.

É um dogma de fé fundado na Sagrada Escritura, na TRADIÇÃO e na RAZÃO.

Provede-vos de um tesouro inexaurível no céu, diz o salvador. (Luc. 12, 33).

São Paulo apresenta-nos o céu como:

O termo das nossas esperanças. (Col. 1, 5).

A herança dos santos. (Col. 1, 12).

A moradia eterna, onde os eleitos receberão e galardão das suas obras. (2 Cor. 5, 1).

A razão nos diz que, não havendo justiça cá na terra, deve haver na outra vida uma recompensa (o céu) para a verdade, e um castigo (o inferno) para os perversos.

É uma crença comum de toda a humanidade.

Todos esperam uma vida futura, onde será perfeita a felicidade dos justos. Até aqueles que negam o inferno admitem a existência do céu.

Para que esta felicidade seja perfeita deve haver no céu isenção de todo mal, e a posse de todos os bens.

Isenção, pois, do mal físico e moral, e posse do bem supremo que é Deus, vendo-o face-a-face, como recompensa da sua fé. Acreditei, agora vejo, mandou escrever sobre o seu túmulo o grande Luiz Veuillot.

A visão de Deus será a recompensa da dos eleitos.

A posse de Deus será a recompensa da sua esperança.

O gozo de Deus será a recompensa da sua caridade.

II. GLÓRIA DO CÉU

Analisemos um instante os componentes da glória do céu.

  1. A visão beatífica.
  2. O amor beatífico.

Em outros termos: a vista e o amor de Deus. É um artigo de fé.

A visão beatífica (ou intuitiva) consiste em ver a deus, como Ele é. Por enquanto, diz S. Paulo, nós vemos a Deus como num espelho, em enigma, mas então o veremos face a face. (I Cor. 13, 12).

Esta visão de Deus, embora intuitiva, não é entretanto compreensiva, porque é impossível a uma inteligência finita compreender o infinito.

O objetivo desta visão é:

1. O próprio Deus, sua essência, seus atributos, suas três pessoas, suas obras particularmente: os eleitos, e mais particularmente nossos pais, parentes, amigos.

2. Os mistérios que só a fé nos revela, que brilharão então em todo o seu fulgor, como verdades inteligíveis.

3. Tudo o que diz respeito às funções que preenchiam outrora.

Um Papa, por exemplo, seguirá o governo da Igreja; Um Bispo, o movimento da sua diocese; um Vigário, as obras da sua paróquia; os pais seguirão a vida de seus filhos, etc.

O amor beatífico é consequência da visão beatífica. É impossível contemplar a Deus, sem ficar como inebriado de delícias, que nós desconhecemos cá na terra. Nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passou pelo pensamento do homem o que Deus preparou para aqueles que o amam. (I Cor. 2, 9).

Todos os eleitos gozarão plenamente esta dupla glória, embora em grau diferente.

Duas felicidades podem ser perfeitas, embora uma seja muito maior que a outra. A felicidade será proporcionada aos merecimentos e ao grau de santidade do eleito.

A criancinha inocente, morta após o batismo, será perfeitamente feliz, e, gozará de uma glória perfeita, como o será o mártir invicto, o lutador encanecido, o contemplativo ascético.

Uma é a claridade do sol, outra a claridade da lua e outra a claridade das estrelas, diz o Apóstolo (I Cor. 15, 41).

E o que completa esta glória, é que será inamissível, eterna. A vida eterna, diz São Pedro, é uma coroa de glória que não murcha. (I Pet. 1,4).

Aqui na terra toda felicidade é incompleta e efêmera, porque estamos sempre sujeitos a perdê-la…

Só a glória celeste é perfeita.

III. CONCLUSÃO

Somos criados para o céu.

É a nossa única Pátria permanente.

A terra é uma viagem… um desterro… um campo de luta, onde devemos conquistar a coroa.

O céu está ao alcance de todos, ele será dado a todos que morrem isentos de pecados e de penas devidas aos pecados, como diz o Concílio de Florença.

Meditemos bem a resposta que Nosso Senhor deu aos Apóstolos, perguntando-lhe se o número de salvos seria reduzido: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita (da penitência), porque vos digo que muitos procurarão entrar (por outra porta), e não poderão.

O Apóstolo nos dá este precioso conselho: Operai a vossa salvação com medo e com temor. (Filip. 2, 12).

Longe de nós a presunção dos protestantes, que se dizem salvos. Longe de nós também a negligência do covarde, que julga tudo difícil.

Deus quer a nossa salvação. Ele nos dá os meios necessários para a prática da Religião.

Pratiquemos, pois, a nossa santa Religião, e o céu será nosso.

Comentário Dogmático, Padre Júlio Maria, S.D.N., 1958.

Última atualização do artigo em 5 de abril de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados