São Nicolau [Detalhe], Uroš Predić (1857 - 1953), 1903, Domínio Públco, Wikimedia Commons

São Nicolau, Bispo (342)

O grande taumaturgo S. Nicolau era natural de Patara, na Lycia, filho de pais ricos e piedosos. Nicolau era o filho da oração, que Deus lhes dera, após longos anos de matrimonio estéril. Nicolau fugia da companhia de moços levianos e mais ainda de pessoas do outro sexo. Com o maior cuidado evitava ocasiões de pecar; tanto mais praticava exercícios de penitência, castigando e mortificando o corpo. De preferência lia livros de assuntos religiosos, quer científicos, quer ascéticos. Tendo o preparo suficiente, ordenou-se sacerdote em Myra. Como sacerdote, redobrou de amor e dedicação à prática das virtudes e da oração. A grande fortuna que lhe ficou, pela morte dos pais, despendeu-a em benefício dos pobres. Entre estes se achavam três moças, cujo pai, não havendo com que lhes dar sustento, lhes aconselhara a abraçar uma profissão desonrosa. Nicolau, ao saber disto, a horas mortas da noite foi à casa do homem e, por uma janela aberta, introduziu dinheiro suficiente para os dotes das filhas. Por esta obra de caridade salvou uma família inteira do pecado e da perdição. A três jovens, que estavam a caminho para Athenas e inesperadamente se viram em perigo de vida, São Nicolau apresentou-se como salvador de morte certa. Conseguiu que fosse transformado em igreja o templo de Apolo, no qual os estudantes pagãos costumavam realizar o culto idolatra. É devido talvez a esta circunstância, que em alguns lugares São Nicolau era considerado padroeiro dos estudantes. Depois de algum tempo, foi nomeado Superior de um convento, onde, com muita competência, desempenhou o cargo que lhe fora confiado.

Quando morreu o bispo de Myra, Nicolau foi eleito sucessor. A obediência obrigou-o a deixar o doce remanso da solidão e assumir as responsabilidades de Bispo. Em bem pouco tempo conquistou as simpatias de todos. A grande virtude, o zelo, uma caridade e bondade sem par, o espírito de oração e de sacrifício, que distinguiam o ilustre Prelado, fizeram com que crescesse no agrado de Deus e dos homens, e grandes e numerosos foram os milagres, que Deus se dignou de praticar por intermédio do seu grande servo.

Historiadores gregos dizem que Nicolau confessou a fé em Jesus, perante os pagãos, e foi preso pelos sicários de Diocleciano, quando a perseguição que este tirano decretou contra a Igreja, já estava em declínio. O santo bispo recuperou a liberdade e teve a satisfação de ver brilhar a cruz de Nosso Senhor, sobre o trono de Constantino. No Concilio de Nicéa (325) assinou, com os outros bispos ali presentes, a condenação da heresia ariana. Nicolau morreu em Myra; no ano de 342, pranteado pelos diocesanos, sendo-lhe o corpo depositado na Catedral da mesma cidade.

REFLEXÕES

S. Nicolau fazia grandes esmolas, procurando, porém, encobrir o mais possível a liberalidade. Assim praticava a caridade, de acordo com o conselho de Jesus Cristo, que diz: “Cuidai de não fazerdes vossa justiça perante os homens, para atrair-lhes a atenção, assim não teríeis a recompensa de meu Pai. Vossa mão esquerda não deve saber o que vossa direita faz.” (Math. 6, 1. 3.) “Aqueles que procuram paga nesta vida, diz Santo Ambrósio, nada guardam para a vida futura; assim acontece que, tendo já recebido galardão aqui na terra, nada poderão esperar no outro mundo.” Se, portanto, praticas a caridade, imita o exemplo de S. Nicolau, fazendo-a às escondidas, sem que os homens o saibam e te possam elogiar.

Na Luz Perpétua, Leituras religiosas da Vida dos Santos de Deus para todos dos dias do ano, apresentadas ao povo cristão por João Batista Lehmann, Sacerdote da Congregação do Verbo Divino, Volume II, 1935.

Última atualização do artigo em 26 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados