A Doutrina da Santíssima Trindade na Liturgia

Uma coisa que pouco se sabe hoje em dia é que a Santíssima Trindade é a verdade mais importante do Cristianismo. Isto é, de tudo aquilo que podemos saber sobre Deus, o mundo e o homem e que a Fé Católica nos ensina (desde a Redenção ao conhecimento da alma), saber o que é a Santíssima Trindade é o mais importante de tudo.

Mas porque é que é assim? Bem, em primeiro lugar porque esta é daquelas coisas que nós só pela razão humana não conseguimos saber, teve que ser o próprio Deus a contar-nos isso, a revelar-nos. Foi Jesus que ensinou isto aos seus Apóstolos. (É importante dizer que apesar de a razão não nos permitir chegar sozinhos a esta verdade, de que Deus são três pessoas numa só unidade, ela não é de todo contrária à razão e é por isso que existem cadeiras de teologia só sobre este assunto, nas melhores universidades!).

Em segundo lugar, a Santíssima Trindade é também a origem e fonte de todas as coisas, pois foi Deus (que é a Santíssima Trindade) que criou tudo o que existe, “todas as coisas visíveis e invisíveis”.

Por fim, e esta é a razão que me parece mais relevante para o coração do homem, é que saber o que é a Santíssima Trindade é conhecer com enorme profundidade a intimidade de Deus e isso é algo que ninguém merecia saber — mas é um privilégio enorme que nós temos! Saber que Deus são três pessoas distintas numa só essência divina é conhecer como Deus funciona.

A Igreja, que sabe e ensina isto desde o seu início, revela muito bem esta doutrina trinitária na liturgia da solenidade de hoje, em todas as antífonas e orações da Missa.

Mas a que merece maior destaque é o Prefácio da Missa de hoje que explica com imenso rigor o que a Igreja ensina sobre a Santíssima Trindade. Este Prefácio, pelo seu conteúdo, é mesmo muito bonito e recomendo a quem ainda não foi à Missa a estar atento. Se bem que é normal notar-se que este Prefácio é especial quando o ouvimos, mesmo sem nos avisarem antes.

Vere dignum et iustum est, aequum et salutáre, nos tibi semper et ubíque grátias ágere: Dómine, sancte Pater, omnípotens aetérne Deus:Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte:
Qui cum unigénito Fílio tuo, et Spíritu Sancto, unus es Deus, unus es Dóminus: non in uníus singularitáte persónae, sed in uníus Trinitáte substántiae.Com o vosso Filho Unigénito e o Espírito santo, sois um só Deus, um só Senhor, não na unidade de uma só pessoa, mas na trindade de uma só natureza.
Quod énim de tua glória, revelánte te, crédimus, hoc de Fílio tuo, hoc de Spíritu Sancto, sine differéntia discretiónis sentímus.Tudo quanto revelastes acerca da vossa glória, nós o acreditamos também, sem diferença alguma, do vosso Filho e do Espírito Santo.
Ut in confessióne verae sempiternaeque   Deitátis, et in persónis propríetas, et in esséntia únitas, et in maiestáte adorétur aequálitas.Professando a nossa fé na verdadeira e sempiterna divindade, adoramos as três Pessoas distintas, a sua essência única e a sua igual majestade.
Quam láudant Angeli atque Archángeli, Chérubim quoque ac Séraphim: qui non céssant clamáre cotídie, una voce dicéntes:Por isso Vos louvam os Anjos e os Arcanjos, os Querubins e os Serafins, que Vos aclamam sem cessar, cantando numa só voz:

Na Liturgia Tradicional do Rito Romano, é este o Prefácio que se reza na maioria dos Domingos durante o ano.

Nuno CB

Fonte: senzapagare

Última atualização do artigo em 8 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

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