O espírito de fé

O justo vive da fé (Hab. II, 4).

A fé é uma luz sobrenatural com que contemplamos a Deus e as coisas eternas, e que nos foi dada no batismo para iluminar o nosso entendimento e para determinar todos os nossos pensamentos, juízos, desejos e ações. o justo vive da fé (1).

Quando esta luz está entenebrecida e como que entre nuvens, podemos dizer que temos em nós a fé, mas não o seu espírito.

Vive segundo o espírito de fé aquele que está de tal modo compenetrado das suas verdades, que elas governam todas as suas ações e lhe servem de norma em todos os pensamentos, palavras e obras.

Desaba sobre ti uma tentação? logo te lembras que foste criada para servir a Deus, teu soberano Senhor, teu Pai e Benfeitor, e que desagradar-Lhe ou ofendê-lO, seria o maior mal e a maior desgraça, que te podia acontecer.

Sentes o atrativo de algum deleite proibido? Imediatamente te acode ao espírito a curta duração do prazer dos sentidos, e a eternidade do castigo que merecerias, pecando. Aos teus pés vês abrir-se, rugindo, o inferno; e por cima da tua cabeça vês as palmas e coroas preparadas para o vencedor. Aproxima-se de ti o mundo, procurando fascinar-te com os seus mil atrativos e seduções? mas tu dizes resolutamente: Conheço-te bem: a tua formosura passará (2); só têm verdadeiro valor as coisas celestes; porque hei de então correr em pós das vaidades da terra?

Magoa-te a dor? Logo voltas instintivamente os olhos para Jesus crucificado; e a tua semelhança com Ele no sofrimento basta para te tranquilizar e consolar.

Afigura-se-te difícil a submissão aos superiores? Imediatamente te acode ao espírito que todo o poder vem de Deus (3), e por conseguinte que os teus legítimos superiores, são seus representantes. Levanta-se no teu coração algum sentimento de aversão ou antipatia pelo próximo? Não! dizes tu: todos os homens são imagens de Deus, todos somos irmãos em Jesus Cristo: o que eu fizer pelo último deles, é com se o fizesse pelo mesmo Cristo (4). Referve-te no peito o desejo de vingança? Logo os ouvidos se te abrem para ouvires as palavras do Salvador, exclamando na cruz: Pai, perdoai-lhes, que não sabem o que fazem (5).

Deste modo, o justo vive da fé e na fé. A fé é o princípio da sua vida, a raiz dos seus pensamentos, palavras e obras. Converte-se num rebento vivo da cepa que é Cristo; mais ainda, num membro vivo do corpo místico de Cristo.

Mas quando a raiz da fé está morta, o homem não vive segundo os princípios da mesma fé: é um talento enterrado, do qual se pode dizer o do evangelho: O servo que, conhecendo a vontade do Senhor, não a cumpre, será açoitado (6).

Ó espírito de fé! tu és a força dos fracos; tu fazes das criancinhas heróis e vencedores do mundo e do inferno.

Concedei-me, Senhor, este espírito, para que a Vossa verdade ilumine cada vez mais o meu espírito e para que eu ajuste sempre o meu proceder com os ditames da Vossa santíssima vontade.

A Virgem Prudente, Pensamentos e Conselhos acomodados às Jovens Cristãs, por A. De Doss, S.J. versão de A. Cardoso, 1933.

(1) Hab. II, 4
(2) I Cor. VII, 31.
(3) Rom. XIII, 1.
(4) Mat. XXV, 40.
(5) Luc. XXIII, 34.
(6) Luc. XII, 47.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário