Santa Isabel de Turíngia

Santa Isabel da Hungria trabalhando para os pobres [Detalhe], Bitschnau Otto (esta é uma impressão da pintura original de Murillo no Ospedale de la Caridad, Sevilla, Espanha), 1883, domínio público, Wikimedia Commons

1. No auge da felicidade e do poder, cercada dos carinhos de seu esposo e de toda a corte, Santa Isabel de Turíngia não se esqueceu de Deus. Consagrou a Deus as primícias de seu amor. Por isso fez, às escondidas, penitências graves. Por amor de Deus desceu aos hospitais e aos caminhos públicos, para visitar e tratar doentes; por amor d’Ele distribuiu, com larga mão, a maior parte de suas riquezas; por amor de Deus consentiu na partida de seu esposo extremado, seu único protetor na terra, para a Cruzada. Compara tua vida com estas virtudes.

2. Deus provou a virtude se Sua fiel serva na fornalha da tribulação. Pelos próprios parentes, a Santa foi, com seus filhinhos, expulsa do castelo, não encontrando abrigo, apesar do rigor do inverno, a não ser finalmente numa estrebaria. Pediu então, aos Frades Menores, não um cômodo e sim o canto do Te Deum em ação de graças de Deus. Tanto pode numa fraca mulher, com a graça de Deus! Quanto deves envergonhar-te, contemplando esse exemplo, tu que nada queres sofrer por amor de Deus!

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 25 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados