Comentário Apologético do Evangelho Dominical – 2º Domingo do Advento

Comentário Apologético do Evangelho Dominical – 2º Domingo do Advento

EVANGELHO – (Math. XI 2-10)

2. Naquele tempo, estando João no cárcere, como tivesse ouvido as obras de Cristo, enviou dois de deus discípulos a dizer-lhe:

3. És tu o que hás de vir ou devemos esperar outro?

4. E respondendo Jesus disse-lhes: Ide e contai a João o que ouvistes e vistes.

5. Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados.

6. E bem-aventurado aquele que não encontrar em mim motivo de escândalo.

7. E tendo eles partido, começou Jesus a falar de João ás turbas: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?

8. Mas, que fostes ver? Um homem vestido de roupas delicadas? Mas os que vestem roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis.

9. Mas que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e ainda mais do que profeta.

10. Porque este é aquele de quem está escrito: Eis que eu envio o meu anjo adiante de ti, o qual preparará o caminho diante de ti.

COMENTÁRIO APOLOGÉTICO

Razão e Revelação

Lendo com atenção o Evangelho de hoje, notamos que ele é a expressão de certa inquietação.

Os discípulos de João Batista querem saber se jesus é o Messias esperado, ou se devem esperar por outro.

Jesus responde a estas dúvidas, mostrando as suas obras, para que o julguem conforme estas obras.

Domingo passado, provamos a existência de Deus: hoje demos mais um passo avante e respondamos à mesma inquietação que nos invade a respeito de Deus.

Deus existe: é certo, mas podemos nós pelas luzes da nossa razão conhece-lo plenamente, ou precisamos de outra luz para penetrar os seus aparentes segredos?

Resolvamos esta dúvida, examinando:

O que pode a razão humana.

O que não pode por si mesma.

Será um duplo raio de luz lançado sobre o grande mistério da união da razão e da revelação.

I. O QUE PODE A RAZÃO HUMANA

A nossa razão pode dar-nos umas noções sobre Deus, porém, muito limitadas e incompletas.

A nossa razão é muito limitada. Ela é para as coisas intelectuais o que é o nosso olhar para as coisas materiais: vê apenas certas coisas e não perscruta nada até no fundo.

A nossa razão é finita: Deus é infinito, de modo que podemos ver apenas o que está ao nosso alcance, todo o resto nos escapa.

Remontado da sua própria existência e da das criaturas, a nossa razão pode conhecer a existência de Deus, o seu poder criador; e refletindo, pode formar-se uma idéia de certos atributos de Deus, como a sua unidade, sua eternidade, sua justiça, bondade, etc.

Temos, pois uma idéia de Deus; e notemos que tal idéia é já uma prova da existência de Deus, pois o homem é incapaz de ter a idéia de uma coisa inexistente, em partes ou em seu todo.

Deus assim concebido permanece, entretanto, um ser incompreensível, misterioso:

a) em sua natureza, que ultrapassa infinitamente toda natureza criada;

b) em suas perfeições, que incluem todas as perfeições;

c) em seus decretos que são impenetráveis;

d) em suas obras que o manifestam, mas não o mostram senão velado, misterioso.

A nossa razão precisa, pois, de um auxílio, que lhe permita penetrar mais no fundo das verdades entrevistas, do mesmo modo como a nossa vista, para enxergar o que ultrapassa o seu raio visual, precisa de um instrumento, para penetrar além.

O olho nu vê certas coisas, com um binóculo vê mais longe; com uma longa vista penetra mais além ainda.

Este auxílio, este instrumento que nos permite ver mais longe, mais claramente, chama-se revelação divina, ou a voz de Deus, explicando-nos o que não compreendemos.

II. O QUE NÃO PODE A RAZÃO

A razão, como acabamos de ver, tem o seu círculo visual determinado e limitado. Existência de Deus, imortalidade da alma, princípios da lei natural: eis o seu horizonte.

Para conhecer as verdades de ordem sobrenatural a razão precisa absolutamente de uma voz reveladora, e esta voz chama-se: a revelação.

Deus, diz o apóstolo, tendo falado outrora muitas vezes, e de muitos modos a nossos pais pelos profetas, ultimamente, nestes dias, falou-nos por meio de seu Filho (Hbr. I. 1-2).

Esta voz de jesus Cristo ensinando-nos a verdade, é o caminho sobrenatural, um como complemento do caminho natural da razão.

Há sobretudo três verdades importantes que a nossa razão não pode conhecer, são:

A origem das misérias humanas.

Os meios de expiação.

Os destinos futuros do homem.

Para estas verdades a revelação é absolutamente necessária.

Ela é moralmente necessária para serem plenamente conhecidos e com certeza os preceitos da lei natural, que devem guiar a nossa vida e os quais a razão pode apenas distinguir vagamente.

Antes do pecado original, os nossos primeiros pais conheciam perfeitamente o bem o e o mal; depois do pecado a razão humana ficou obscurecida, enfraquecida e como paralisada pelas paixões que nos dominam, falsificam a nossa vista intelectual, e nos fazem tomar o mal pelo bem e o bem pelo mal, como dizia o apóstolo: O homem faz às vezes o mal que não quer, e não faz o bem que quer. (Rom. VII, 19).

É um fato de experiência que um povo sem sacerdotes para instruí-lo e exortá-lo cai inevitavelmente na ignorância das verdades da ordem natural.

É preciso que os princípios da lei natural lhe sejam, vez ou outra, claramente formulados, frequentemente repetidos e incutidos com vigor, senão, em breve, ficam alterados ou esquecidos.

“Deixem uma paróquia sem sacerdote, dizia o santo Cura d’Ars, durante vinte anos, os seus habitantes adorarão os animais!”

O povo precisa ser instruído até nos princípios da lei natural; com quanto mais razão nos da lei sobrenatural.

III. CONCLUSÃO

Eis pois duas verdades bem esclarecidas: a nossa razão enfraquecida pode conhecer a existência de Deus e umas outras verdades elementares, porém, tudo bastante superficialmente; para um conhecimento total, sobrenatural, precisamos do auxílio da revelação divina.

As consequências desta revelação em nossa razão são imensas e admiráveis.

É a revelação que reforma as ideias falsas, retifica as idéias inexatas, esclarece as idéias confusas, tornando impossíveis a inquietação e a dúvida.

A razão nos mostra que a alma é incorruptível; a fé nos diz que é imortal.

A razão indica uma vida futura; a fé nos dá uma promessa positiva da mesma.

A razão entreve recompensas e castigos; a fé nos mostra a sua extensão e natureza.

A razão vislumbra um destino futuro; a fé no-lo apresenta luminoso e indica os meios de adquiri-lo.

A razão nos esmaga sob o peso de nossas misérias; a fé nos levanta pela misericórdia divina.

Em suma: A revelação satisfaz todas as aspirações do homem:

O nosso espírito precisa de uma doutrina certa: a revelação lh’a dá.

Ele precisa de um código moral: a revelação lh’o fornece.

Ele precisa de uma lei social de caridade: a revelação lh’a ministra.

Ele precisa de conselhos de perfeição: a revelação lh’os dá.

EXEMPLOS

Resposta de um Filósofo

Pode-se definir Deus… porém toda definição é humana e incompleta.

Um dia uma comissão de estudantes foi ter com o seu professor de filosofia, pedindo lhes dissesse claramente o que é Deus.

– Pensarei, respondeu este, voltem depois de uma semana.

Oito dias depois a comissão está de novo com o seu professor, pedindo a resposta.

– Pensarei, voltem depois de uma semana.

Após uma semana, nova pergunta, e idêntica resposta.

– Mas, exclamaram os estudantes, é sempre a mesma resposta… até quando devemos voltar depois de oito dias?

– Até ao fim da vida, respondeu o filósofo, pois Deus é tão grande que é impossível fazer dele uma definição perfeita.

Morte de Garcia Moreno

Garcia Moreno era Presidente da República do Equador.

Católico fervoroso, tinha atraído o ódio da maçonaria, que resolveu suprimi-lo.

Em 6 de Agosto de 1875, Garcia tinha comungado antes de abrir solenemente a sessão legislativa.

Neste mesmo dia caiu assassinado pelos sicários… e caindo exclamou:

– Deus não morre! E exalou o último suspiro.

Comentário Apologético do Evangelho Dominical com Exemplos para Homilias, Sermões e Conferências. Pe. Júlio Maria, Missionário de N. Senhora do Smo. Sacramento, 1940.

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